Fiesc, 75 anos: o motor de SC

São 934,3 mil trabalhadores em 64,7 mil estabelecimentos, que representam 28,5% do PIB do estado

• Atualizado 1 meses atrás.

Evento foi realizado na última sexta-feira (23), em Florianópolis (Foto: Divulgação/Fiesc)

Uma das principais entidades do setor produtivo do Brasil, a Federação das Indústrias de SC (Fiesc) comemora 75 anos celebrando sua participação ativa na sociedade catarinense. Em evento realizado na última sexta-feira (23), em Florianópolis, o presidente Mario Cezar de Aguiar destacou a força da indústria local. Os números impressionam: 934,3 mil trabalhadores em 64,7 mil estabelecimentos, que representam 28,5% do PIB do estado, um dos mais competitivos do país.

Em 2024, o crescimento industrial foi de 7,6%, o maior do país, o dobro da média nacional. A indústria catarinense é líder nacional na fabricação de motores elétricos, compressores e artigos de vestuário e acessórios; vice-líder nacional na fabricação de produtos de madeira, produtos de borracha e plásticos e produtos têxteis. Os produtos manufaturais são 92,9% das exportações catarinenses. Um exemplo de eficiência para o Brasil.

Futuro
“Somos uma indústria resiliente e com visão de longo prazo. Por isso, podemos dizer com orgulho que nossa matéria-prima é o futuro. A celebração dos 75 anos da FIESC homenageia o setor que é o motor do desenvolvimento do estado”, afirmou o presidente Mario Cezar de Aguiar, durante evento comemorativo.

Publicações
Para marcar a data, a Fiesc lançou um vídeo comemorativo, com conceito e direção do publicitário Fábio Veiga, da agência Neovox. O audiovisual foi desenvolvido com uso de diversas ferramentas de inteligência artificial pelo designer Jailson Henicka, da equipe de comunicação da entidade. Além disso, foi editada uma edição especial da revista “Indústria & Competitividade”.

Uivos
O deputado estadual Marcius Machado (PL) protagonizou cena inusitada em audiência pública da Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Alesc, que tratava de castração animal. Machado, que dá curso de oratório, pediu que os presentes fizessem uma “dinâmica” e uivassem para “homenagear os cachorros”. Um vídeo mostra o constrangimento geral.

Lula em SC
O presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, anunciou, após audiência no Palácio do Planalto, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), visitará o Porto de Itajaí na próxima quinta-feira. Se confirmada – já foi anunciada outras vezes e, depois, canceladas – será a segunda passagem de Lula por SC no seu terceiro mandato. Lula deve anunciar investimentos no porto.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)
Carroça fúnebre

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Notas de falecimento (site) (1)

Notícias relacionadas