Santa Catarina descarta três casos de gripe aviária, mas investiga novo foco

Casos descartados ocorreram em Ipumirim e Chapecó, no Oeste, e em Garopaba, no Sul catarinense
Por:

• Atualizado 1 meses atrás.

Não há risco de contaminação por meio do consumo de carne ou ovos de aves (Foto: SAR/ Divulgação)

Três casos suspeitos de gripe aviária H5N1 em Santa Catarina foram descartados após análises laboratoriais feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), conforme informou a Secretaria da Agricultura e Pecuária do estado nesta quinta-feira (22). Os casos descartados ocorreram em Ipumirim e Chapecó, no Oeste, e em Garopaba, no Sul catarinense. No entanto, um novo caso segue sob investigação em Concórdia.

Apesar do laudo oficial confirmar os descartes, o Mapa informou que o caso de Ipumirim ainda está em apuração, pois as análises iniciais indicaram baixa carga viral ou possível degradação do material genético. A previsão é de que a investigação seja concluída em até uma semana. A Secretaria da Agricultura reforçou que segue monitorando a situação com atenção, especialmente após o registro da doença em uma granja comercial no Rio Grande do Sul.

Em resposta ao alerta regional, Santa Catarina proibiu a entrada de aves vivas e ovos férteis provenientes de 12 municípios gaúchos, como forma de prevenção à disseminação do vírus. O estado reforça que não há risco de contaminação por meio do consumo de carne ou ovos de aves, e que as ações seguem protocolos internacionais de biossegurança.

As informações são do portal G1 Santa Catarina.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries, contendo um traço central que se divide em dois arcos espiralados voltados para fora, lembrando chifres de carneiro, em fundo claro
O-MPSC-tambem-solicitou-a-ANAC-informacoes-sobre-a-instauracao-de-procedimento-para-investigar-a-tragedia-Foto-Diego-Piovezan-NSC-Total-Aline-Marques-Divulgacao-944x531
pexels-cottonbro-10466266-1536x1024
WhatsApp Image 2025-07-09 at 19.22
Canjica em um recipiente branco decorada com canela em pó e em paus

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas