Domingo, 1 de junho de 2025

Vai faltar água? Samae comenta rio baixo e período sem chuva em São Bento

Falta de chuva tem deixado volume do rio mais baixo

• Atualizado 22 dias atrás.

Nível do Rio Vermelho está baixo, mas abastecimento segue de forma normal na cidade (Foto: Cezar Celeski / A Gazeta)

O Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de São Bento do Sul segue monitorando o abastecimento de água no município. Devido a falta de chuvas nas últimas semanas, o volume do Rio Vermelho, utilizado para captar a água que abastece a cidade, está muito baixo, mas sem complicações no abastecimento. Inclusive, a previsão é de chuva para este final de semana.

Osvalcir Peters, diretor do Samae, explica que o manancial onde é coletada a água está muito baixo, mas ainda sem maiores complicações no abastecimento. “Não é motivo para alerta ainda, mas é sempre importante frisar sobre o consumo consciente da água. Estamos monitorando o rio, está tudo certo, apesar de estar bem baixo”, frisa.

A água captada do Rio Vermelho, em estado bruto, passa por um sistema de bombeamento abaixo da barragem de captação. A coleta ocorre com auxílio de motores de sucção, que transportam a água até a estação de tratamento, no Centro da cidade, a 10 quilômetros da captação.

Esse sistema funciona desde dezembro de 2004 e pode abastecer todo o município, onde mais de 30 mil ligações dependem dessa água. Quanto à captação, o sistema é capaz de ‘capturar’ até 240 litros de água por segundo.

Conforme monitoramento da Epagri/Ciram, a tendência é de elevação de temperatura para hoje, com uma queda no sábado com chuvas e temporais isolados. Já o domingo, apesar da baixa temperatura, promete um dia ensolarado.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

MIX - INSS atendimento nos Correios - FOTO Elvis Lozeiko (1)
whatsapp-image-2023-12-30-at-11-18859-5
FINAL COPA GAZETA
MIX - Pedala Diferente - FOTO Divulgação
WhatsApp Image 2025-05-31 at 16.57

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-05-26 at 09.35
WhatsApp Image 2025-05-24 at 21.44
Corpo encontrado
pexels-cottonbro-10466266-1536x1024-1
Sede Samae - Matheus (12)

Notícias relacionadas