A estrutura que hoje abriga um ponto de táxi na Travessa José Zipperer, junto à Praça Jardim dos Imigrantes, no Centro, vai passar por reformas para sediar um posto da Polícia Militar (PM). Para tanto, a Prefeitura inclusive já publicou o edital de licitação das obras, prevendo até R$ 63,1 mil de investimentos para deixar a edificação em condições apropriadas para o trabalho policial. Uma área de 14,75 metros quadrados será construída no local, também. Segundo a justificativa da Prefeitura, as obras são necessárias “para aumentar a vigilância e a segurança da praça, garantindo que a população possa utilizá-la de forma mais segura”.
O comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Cremilson Veloso, lembra que o posto localizado no Calçadão, ao lado da agência do Banco Bradesco, é subutilizado atualmente. “Para a sociedade, é mais vantajoso que o policial fique na praça”, relata o oficial, lembrando que o local recebe inúmeros eventos, bem como moradores, visitantes e turistas em geral.
Por isso, conforme Veloso, “é preciso dar mais atenção à praça”, inclusive porque a questão envolve diferentes situações relacionadas à segurança pública e à convivência comunitária, caso da presença de pessoas em situação de rua, por exemplo. O tenente-coronel aborda que o futuro posto no local vai servir como uma espécie de base de apoio, inclusive para finalização de Boletins de Ocorrência (BOs) e outros procedimentos.
Problemas
De acordo com o major Everaldo Simão Stanchack, subcomandante do 23º BPM, o Calçadão atualmente não é o ponto mais propício para uma base policial, seja pela mudança da utilização do sistema bancário – com cada vez menos movimento –, seja pela inexistência da casa lotérica que há tempos funcionou no local.
Dessa forma, o posto do Calçadão será desativado, para que a Prefeitura dê outra destinação à estrutura. “Enquanto isso, estamos enfrentando alguns problemas na praça, como o consumo de entorpecentes, além de moradores de rua que às vezes acabam quebrando a ordem, bem como casos de ameaça e importunação”, diz. Stanchack adianta que parte do sistema de videomonitoramento da área central será instalada no posto policial da praça, aumentando a eficácia dos trabalhos.
Datas e prazos
A licitação está marcada para o dia 12 de maio, às 9 horas. As empresas interessadas precisam entregar propostas e documentos até às 8h30 da mesma data. Após os trâmites burocráticos, com a definição e a homologação da empresa vencedora da concorrência pública, será assinada a ordem de serviço, com prazo de três meses para conclusão das obras.
E o ponto de táxi?
A Gazeta questionou o departamento de Comunicação da Prefeitura se o ponto de táxi será transferido para outro local ou desativado, mas até o fechamento da edição não houve retorno.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕