Terça-feira, 29 de abril de 2025

Entenda o pedido dos produtores de Piên para mudar a lei e melhorar a negociação do fumo

Lei estadual visa proteger produtores na hora da venda

• Atualizado 15 horas atrás.

Produtores de Piên se unem na cobrança por lei que melhore as condições de negocição do fumo (Foto: Christian Hacke / A Gazeta)

Quando a colheita do fumo acaba, começam os preparativos para secagem e armazenagem das folhas. Um trabalho árduo que sempre visa o mesmo resultado: o retorno financeiro e sustento das mais de 1,3 mil famílias que atuam com a fumicultura em Piên. Porém, após todo esse processo, inicia-se uma nova luta, desta vez mais desequilibrada, que é a negociação da safra com as empresas compradoras.

Sem regramento específico, a venda no Paraná acontece diretamente na sede da empresa e o produtor se vê obrigado a negociar sua produção pelo preço ofertado para não ter que arcar com o frete de volta. Neste sentido, as Câmaras de Vereadores do estado vizinho se mobilizam para cobrar do governo do Estado uma lei que ampare os produtores de fumo, algo que já acontece no Rio Grande do Sul e está tramitando em Santa Catarina.

A primeira movimentação na Câmara de Piên ocorreu na sessão realizada no dia 22 de abril. Coube ao vereador e também produtor de fumo Dorivaldo Ritzmann (Republicanos) apresentar indicação à Secretaria de Estado de Agricultura e Assembleia Legislativa do Paraná, pedindo apoio na criação de uma lei estadual em defesa da classe.

“A partir do momento que for no galpão, se o preço não for satisfatório, o produto, estando na pilha, não vai perder a qualidade como no fardo e no caminhão. Vai ser de muita valia para economia na agricultura da região”, explicou o vereador.

Confira a reportagem em áudio:

Em tramitação
Os deputados estaduais Maria Victoria (PP), Alexandre Curi (PSD) e Anibelli Neto (MDB) apresentaram em março o projeto de lei 119/2023, que visa transferir a classificação do fumo das indústrias para as propriedades rurais paranaenses.

O tema foi debatido no começo de abril em uma audiência pública com mais de 700 produtores de tabaco do Estado. Agora, a minuta da lei segue sendo discutida e elaborada por uma Comissão Especial formada por nove deputados estaduais. Após elaborada a redação, ela seguirá para as comissões pertinentes e posteriormente para votação em plenário.

Confira a reportagem em vídeo:

Confira mais detalhes sobre o processo de plantio, colheita e dificuldades individuais dos produtores com a safra no jornal impresso desta segunda-feira (28).


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Acontece SC
20231102_131516
Sede do Samae
luizinho Petreça
Jasti

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Dom João 2
pexels-cottonbro-10466266
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas