Com foco nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção aos cidadãos, meio ambiente e governança em tecnologia da informação, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) avaliará a efetividade das políticas públicas e das atividades desenvolvidas pelos 295 municípios catarinenses no exercício de 2024.
O estudo resultará na criação da edição 2025 de um indicador-padrão de rede nacional, denominado Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que permitirá uma análise detalhada das ações, além de orientar melhorias e maior transparência na administração dos recursos. O levantamento é um passo essencial para medir a efetividade da gestão municipal. A obrigatoriedade das respostas reforça o compromisso com a prestação de contas e com boas práticas de governança. Uma ação pró-ativa da Corte de Contas no rumo da transparência e da eficiência.
Capacitação
Dentro desta linha, o TCE/SC realiza nesta quinta-feira (3), a última etapa do evento “Diálogo com Novos Gestores”, voltado à capacitação dos agentes públicos – de prefeitos e vice-prefeitos, secretários municipais, controladores, presidentes de câmaras e demais gestores que assumiram em 2025. A capacitação já passou pelo Oeste, Vale do Itajaí, Norte e Sul.
Descanso
Comissão de Infraestrutura da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (1º) audiência pública para debater o descanso de caminhoneiros previsto em lei. O debate foi solicitado pelo senador Esperidião Amin (PP), que destaca disparates na lei. “Os caminhoneiros sofrem com multas, mas sentem a falta de infraestrutura de locais de descanso. Uma contradição.”
Fiesc
A Fiesc divulgou os empresários catarinenses que serão agraciados com a Ordem do Mérito Industrial em 2025: Claudimar Bortolin (Torfresma, de São Miguel D’Oeste); Gunter Knolseisen (Automatic Electric, de Luzerna); Mirian Canfield (Grupo Ipumirim, de Ipumirim); Roberto Zagonel (Zagonel, de Pinhalzinho) e Viviane Lunelli (Lunelli, de Guaramirim).
Denúncia
A deputada estadual Paulinha (Podemos) protocolou a denúncia de violência política de gênero cometida pelo deputado Ivan Naatz (PL) ao MPF e à OAB. A ação ocorre após ataques em grupo de mensagens direcionados à atuação da parlamentar. A parlamentar também citou um comentário do deputado sobre sua roupa em uma publicação oficial na página da Alesc.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕