Indicação inédita para o MPSC

Governador Jorginho Mello escolheu a segunda colocada da lista de indicados para ser a nova comandante do MPSC

• Atualizado 3 meses atrás.

O governador Jorginho Mello preferiu não respeitar a posição final da eleição ocorrida entre procuradores e promotores de Justiça e escolheu a segunda colocada da lista de indicados para ser a nova comandante do Ministério Público de Santa Catarina. Vanessa Wendhausen Cavallazzi, há quase 30 anos na promotoria, ficará à frente do MPSC pelos próximos dois anos.

Uma decisão cercada de méritos. Graduada em Direito pela UFSC, mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e doutoranda do mesmo programa, Vanessa é uma referência e respeitada por todos. Está no MP desde outubro de 1996 e atuou em diversas áreas dentro do órgão: moralidade administrativa, infância e juventude e criminais. A nova procuradora da justiça foi também diretora da Escola Superior do Ministério Público.

Schiochet
O deputado federal Fábio Schiochet (União Brasil) vai assumir na próxima semana a presidência da Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. O catarinense de Jaraguá do Sul estava cotado para ocupar o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas atendeu ao apelo da direção do seu partido e ficará na função até 31 de janeiro de 2027.

Uvesc
A Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina (Uvesc) encerra nesta quinta (20) o seu encontro estadual, com palestras e debates sobre o SUS; o papel das mulheres nas lideranças públicas; parcerias com o Sebrae e BRDE e a ética na política. O evento reuniu lideranças e gestores públicos em várias discussões na Alesc.

Mulheres
A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) promoveu uma ação nesta quarta-feira (19), no hall Alesc para chamar atenção sobre os alarmantes números de feminicídios em SC — 51 mulheres foram assassinadas em 2024. No mesmo período, o Judiciário expediu quase 30 mil medidas protetivas. “Estamos vivendo uma verdadeira epidemia de violência”, alerta.

ACI OCESC
Uma das principais jornalistas do país, a catarinense Sônia Bridi será homenageada na cerimônia de entrega do 4° Prêmio ACI OCESC, nesta segunda (24), na Alesc, em Florianópolis. O 4º Prêmio vai reconhecer os melhores trabalhos em sete categorias: texto, vídeo, áudio, fotojornalismo, webjornalismo, jornalismo universitário e cooperativismo.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Sopa de macarrão com legumes e cogumelos em prato branco com borda azul
Pessoa deitada fazendo ressonância magnética e uma médica em pé do lado
Ilustração de uma moça com o cabelo castanho e usando uma camiseta branca e calça azul coçando o braço
acidente entre moto e carro em sbs
TRANSCATARINA - Doni Castilho DFOTOS

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas