Quinta-feira, 10 de abril de 2025

OAB SC sai em defesa intransigente da classe

Nova diretoria da OAB SC tomou posse na noite desta terça-feira (11), em Florianópolis

• Atualizado 28 dias atrás.

A nova diretoria da OAB SC tomou posse na noite desta terça-feira (11), em Florianópolis, tendo Juliano Mandelli, natural de Caçador, mas residente em BC, como novo presidente. A solenidade foi marcada por discursos fortes, em defesa da advocacia. “Não há justiça sem advogados respeitados. Não permitiremos que qualquer autoridade, de qualquer esfera, trate a advocacia com desprezo ou desrespeito”, declarou, sob aplausos.

O recado é claro contra a postura do STF, em especial o ministro Alexandre de Moraes, e a resolução do Conselho Nacional de Justiça, que passou a permitir a sustentação oral gravada. “O STF não pode continuar agindo com poder absoluto”, disparou Mandelli. “A advocacia resistirá firmemente. Defender a advocacia é defender a democracia”, destacou.

Apoio
A posse da OAB SC contou com a presença do presidente nacional da Ordem, Beto Simonetti. Em sua fala, reforçou a defesa da classe: “Nosso papel exige independência e coragem. O direito de defesa deve ser pleno, independentemente de ideologia ou posição política”, reforçou. “Respeitamos os poderes, mas não renunciamos à crítica construtiva e necessária”.

Movimento
O discurso contra a sustentação oral é ação unificada. A OAB Nacional e suas 27 seccionais lançaram em janeiro movimento nacional contra a decisão do CNJ. “A resolução ameaça o pleno exercício da advocacia ao restringir a prerrogativa dos advogados de se opor ao julgamento em plenário virtual e de realizar sustentações orais síncronas”, afirmou Simonetti.

Não vem mais
A vinda do presidente Lula (PT) a Itajaí, prevista para o dia 20, foi cancelada. É possível que a nova data seja em abril, mas não há nada certo. Nos bastidores, fala-se que a troca de farpas recente com o governador Jorginho Mello (PL) tenha pesado. Lula iria assinar um contrato de mais de R$ 5 milhões em obras no Porto, recentemente federalizado.

Mulheres na Alesc
Uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi realizada na sede da Alesc. O presidente, deputado Julio Garcia (PSD), falou sobre a necessidade de maior representação feminina no Legislativo. “No Brasil, a maioria da população é de mulheres, mas no Parlamento a realidade é diferente.” O número de deputadas em SC, que era de cinco em 2018, caiu para três em 2022.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Rotary Club Rio Negrinho Galinha Com Polenta (3)
WhatsApp Image 2025-04-10 at 14.36
GABÍ KROL - FOTO Divulgação (2)
img_D57E979B89A36A43E491E804A08473457F6F02AE_420x870
PREFEITURA - Elvis Lozeiko (6)

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas