Veja o que a Prefeitura fala sobre as filas e longa espera por consultas no posto de saúde do bairro Centenário

Morador reclama do atendimento no posto de saúde

• Atualizado 4 meses atrás.

Sebastião de Souza, de 66 anos, procurou o jornal A Gazeta para relatar um problema sofrido todo fim de mês pela comunidade do bairro Centenário: a busca por consultas no posto de saúde do bairro. Segundo ele, é preciso encarar uma longa fila atrás do agendamento para uma consulta sempre no último dia do mês. O morador acredita que um bairro tão grande como o Centenário precisa de mais dias para os agendamentos.

Como o último dia de fevereiro caiu sexta-feira (28), a fila foi grande em busca de atendimento. “Passei logo cedo e a fila estava na curva da creche! Tinha umas 100 pessoas eu acho”, disse Sebastião. “No ano passado eu fiz um exame e demorou seis meses pra eu poder mostrar pro médico, consegui só na semana passada”, revelou.

Ele acredita que, devido o tamanho do bairro, que já conta com mais de cinco mil moradores, é preciso que haja mais dias para o agendamento. “Aí você vai lá, fica horas na fila e não tem consulta, ou tem que ir às 3 horas da madrugada. É difícil um bairro tão grande ter poucas consultas”, lamenta.

O morador cita que procurou a Secretaria de Saúde no final de janeiro e conversou com o secretário Marcelo Marques, mas nenhuma solução de fato ocorreu. “Conversei com gente na rua que chegou 5 horas, aí chegou a sua vez no balcão e falaram que não tinha mais consulta. Tem idoso, hipertenso, paciente crônico que fica sem vaga”, frisou.

Sebastião conta que mora há mais de 40 anos no bairro e que o atendimento nem sempre foi assim. “Antes eu ia em qualquer dia que precisasse, marcava a consulta e tava tudo certo. Essa administração de agora tá pior a saúde mesmo”, desabafou.

O que diz a Secretaria de Saúde
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que o ESF 3 do bairro Centenário conta com um médico em livre demanda, disponível das 8 às 21 horas e sem interrupção de almoço. “Além disso, há um médico da família que atende 12 pacientes agendados pela manhã, reservando seis vagas para casos que necessitam de atendimento no mesmo dia, e oito pacientes durante a tarde referente aos programas. Dessa forma, garantimos tanto o acompanhamento contínuo dos pacientes quanto o atendimento de situações urgentes. Reforçamos nosso compromisso em oferecer um serviço de qualidade e estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas”, diz a nota.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Filé de salmão com ervas, temperos em fundo de concreto rústico
WhatsApp Image 2025-07-08 at 08.39
Gato com pelo mesclado em marrom, preto e cinza sendo escovado em ambiente com ventilação
Heleninha e Raquel em uma animada roda de samba em cena da novela Vale Tudo
Três quartzo rosa em cima de uma superfície de madeira

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas