O prefeito licenciado de Piên, Livino Tureck (PMDB), foi absolvido nesta terça-feira (7) de uma ação que tramitava na Justiça Eleitoral, a qual pedia sua cassação por abuso de poder político, supostamente cometido ano passado por parte do ex-prefeito Gilberto Dranka (PSD). Já Dranka foi condenado a pagar multa de R$ 15,9 mil por ter feito discurso em apoio à campanha de Loir Dreveck e Livino, em evento patrocinado com recursos públicos durante a época de pré-campanha.
A ação que alegava abuso de poder político pelo discurso do até então prefeito foi encabeçada pelo PSDB e outros nove partidos que integram a coligação “Piên para todos”. O processo já havia sido julgado improcedente em primeira instância pela Justiça Eleitoral, porém, a coligação que representa a oposição em Piên entrou com recurso e recorreu a segunda instância. Com a segunda derrota na Justiça, a ação agora será arquivada.
Está preso
Gilberto Dranka está preso desde o fim de janeiro. Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato do prefeito eleito Loir Dreveck, o mesmo para o qual discursou pedindo apoio. O crime, conforme as investigações, teria sido motivado porque Loir, depois de eleito com apoio de Dranka, não queria nomear certas pessoas indicadas pelo ex-prefeito para cargos na Prefeitura.
Confira mais informações sobre o resultado no jornal impresso desta quinta-feira (9).