As Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) foram, novamente, muito criticadas. Durante os Diálogos Institucionais da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs), na última semana, dois ex-presidentes da entidade desmoralizaram os departamentos.
Osmar Mühlbauer lembrou que o governador Raimundo Colombo (PSD) se posicionou contrário no passado, mas hoje, no poder, mantém as estruturas, consideradas inoperantes e grandes consumidoras de recursos públicos. “Sinceramente, as ADRs são uma porcaria que até hoje não sei para que servem”, disparou. “É um penduricalho para gente que perdeu as eleições. Essa é que é a verdade”, emendou Evandro Müller de Castro.
Na reunião, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Silvio Dreveck (PP), também foi questionado. No passado, ele se declarou contra as ADRs. Dreveck adotou o discurso de que Colombo foi “eleito por partidos que tinham compromisso com as ADRs”.
Dreveck ainda disse que, se depender da atual administração estadual, as agências continuarão existindo. “Só vai mudar algo nesse sentido se houver o compromisso político de uma nova gestão, que não queira continuar com esse modelo”, afirmou. “A melhor descentralização são as prefeituras ou as associações de municípios”, opinou.