A Prefeitura iniciou na última semana, por meio dos Correios, a distribuição de mais de 35 mil carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Neste ano, os carnês estão sendo impressos com apenas duas folhas, uma para quem for pagar à vista e outra para quem for fazer parcelado, sendo a primeira parcela.
“Esta modalidade visa economizar com impressão, papel e distribuição, tendo em vista que mais de 70% das famílias pagaram à vista no ano passado. Quem fizer essa opção vai ter um desconto de 14,4%”, informa a secretária de Finanças Auriene Roepcke.
As pessoas que optarem pelo parcelamento vão receber o carnê após o pagamento da primeira parcela. A previsão de arrecadação é de R$ 12 milhões neste ano.
Quem não precisa pagar
Tem quem consiga a isenção do imposto, como aposentados que tenham apenas um imóvel, residam no mesmo e tenham renda de até dois salários mínimos. “Além disso, essas pessoas precisam apresentar um requerimento de isenção do pagamento do imposto. Sendo aprovada, essa isenção tem validade de dois anos, quando deve ser renovada”, afirma Auriene.
Neste ano também está sendo oferecida a isenção para as pessoas que residem com um familiar que tenha câncer. “Também existem regras para estes casos, como a necessidade de apresentação de um laudo do médico que acompanha o tratamento e de uma declaração de que a pessoa reside no imóvel, além do requerimento de isenção do pagamento do imposto e os documentos normais, como comprovação de renda familiar e cópia da imagem cadastral do imóvel”, completa. As informações completas estão no site da Prefeitura.