Com apenas 11 anos, Dener William da Silva Salvador, atleta do polo de judô mantido junto ao Centro de Apoio e Formação Infanto Juvenil (Cafi) do bairro Serra Alta, alcançou um grande feito para o município. O jovem foi o primeiro judoca do programa a conquistar uma vaga para a Seletiva Brasileira da Região 5, que engloba os Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O feito foi obtido por Dener durante a seletiva Estadual da modalidade, onde ele conseguiu a classificação na categoria sub-13, mais de 52 quilos. Segundo o professor Luciano Weidner, instrutor de Dener no polo de Serra Alta, a disputa teve a participação de mais de 300 judocas, de todas as regiões de Santa Catarina.
O polo de judô
Atuando há três anos, o polo de judô em Serra Alta atende 72 crianças e adolescentes, a partir dos seis anos. As aulas ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com os instrutores Luciano Weidner, Claus Sonntag e Alan Padilha. O programa é fruto de uma parceria entre a Associação Nintai de Judô, e a Fundação Municipal de Desportos (FMD).
A Seletiva brasileira da Região 5 será realizada neste fim de semana, em Curitiba, e valerá como classificatória para o Brasileiro de Judô, que será realizado em Lauro de Freitas, na Bahia. “Nossa expectativa é muito grande de que ele possa avançar para mais essa etapa da competição, temos treinado forte para isso”, cita Weidner.
A coordenadora do Cafi, Leni Rodrigues Skonieczny, exalta o trabalho desenvolvido pelos professores junto as crianças do bairro. Ela ainda explica que o polo é aberto não somente para as crianças atendidas no Cafi, mas sim para toda a comunidade do bairro.