A Represa de Volta Grande, no distrito de Rio Negrinho, sofre cada vez mais com a falta de chuvas. Uma imagem que circula pelas redes sociais mostra muito bem a atual situação da localidade. Com a ausência de chuvas e a seca no local, uma ponte natural pode ser vista ligando os campings Lago Azul e Ilha Camping.
Muitos falaram que seria um caminho extremamente antigo. Em partes é verdade, mas nem tão antigo assim. A passagem recebeu toras de madeira na última grande estiagem da represa, no início dos anos 2000.
Com 15 quilômetros de extensão, a represa fica entre os distritos de Volta Grande e Serro Azul, a 45 quilômetros do Centro de Rio Negrinho. Hoje ela funciona de maneira particular, sendo gerida pela Companhia Volta Grande de Papel (CVG). É por suas águas que a CVG usa como combustível para alimentação elétrica do processo fabril, bem como é de sua responsabilidade o monitoramento e os cuidados do recurso.
A empresa foi procurada para sanar informações referentes aos níveis do rio Preto, situação da represa e da fauna local, mas ninguém se pronunciou sobre a situação.
Confira mais detalhes sobre a estiagem na região no jornal impresso desta quarta-feira (29).