Quatro anos se passaram desde o anúncio de que a quimioterapia seria uma realidade em São Bento do Sul. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Antonio Aguiar, durante audiência pública realizada no município. Nesta terça-feira (3), conforme Aguiar, será publicado em Diário Oficial do Estado a homologação da Unidade em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), autorizando os atendimentos via SUS no Hospital e Maternidade Sagrada Família.
Com o decreto homologando o funcionamento da Unacon em São Bento, para este ano estão previstos R$ 4,7 milhões em repasses para o hospital garantir o atendimento a pacientes do município e de cidades da região. Para o parlamentar, a notícia chega para “lavar a alma”. “Isso é muito mais do que a quimioterapia, termo que vem sendo usado. É um serviço completo de oncologia, com o hospital podendo inclusive realizar cirurgias oncológicas”, explica.
Conforme Aguiar, um dos principais motivos para a demora de todo o trâmite foi justamente o governo estadual, e criticou o antigo secretário estadual de Saúde, Vicente Caropreso.
Confira no jornal impresso desta terça-feira (3) as críticas feitas pelo deputado
e o passo a passo até o benefício, enfim, ser liberado para São Bento do Sul.