Dos 1.068 processos formalizados pelo Procon de São Bento do Sul em 2017, cerca de 30% dos registros referem-se a reclamações de empresas de telefonia móvel. Destes, 116 referem-se à telefonia Oi e 114 em oposição aos serviços da Tim. Em âmbito estadual, os serviços de telefonia celular lideram a lista de reclamações, 4.182 no total, seguido pelas empresas de telefonia fixa (1.848).
Conforme o diretor do Procon são-bentense, Czeslaw Kosciarz, o índice de solução gira em trono de 90% a 95%. Em 2018, 192 processos foram formalizados pelo departamento de Defesa do Consumidor até quarta-feira (28). Desta quantia, de 30% a 35% continuam atrelados às telefonias.
Cerca de 1.351 pessoas procuraram atendimento no Procon de Rio Negrinho no ano passado. Deste total, 161 casos transformaram-se em processos, mas apenas 38 precisaram de audiência e 24 tiveram que ser encaminhados ao poder judiciário. De acordo com o diretor Eduardo Manoel Ramos Hacke, a maioria das reclamações também está atrelada a problemas com operadoras de telefonia móvel.
Mais detalhes sobre o atendimento do Procon no jornal impresso desta quarta-feira (28).