Ciclista, motorista ou pedestre. Todos devem se atentar às responsabilidades que lhes cabem para garantir o respeito, a harmonia, as ações de gentileza no trânsito e a convivência pacífica entre os diferentes meios de transporte. Essa doutrina, aliás, é o que rege a Associação São-bentense de Ciclismo (ASBCiclo).
Alunos e interessados se reúnem todo mês na Associação Recreativa e Esportiva da Tuper (Arsiper). Além de ensinar a pedalar e fazer manobras, são proferidas orientações voltadas ao comportamento seguro e ético do ciclista no trânsito. Para que a bicicleta ganhe mais reconhecimento, segundo Claudio de Mello, presidente da entidade, é necessário que os ciclistas também tenham boas atitudes. “Temos lutado muito para que nós, ciclistas, sejamos agradáveis e respeitados pela população”, afirma.
Assim como quem pedala deve respeitar as regras de conduta, os veículos, sobretudo, também precisam se atentar ao tráfego nas ruas, avenidas e estradas, para não fomentar qualquer tipo de discriminação e irresponsabilidade. “Queremos andar no trânsito com segurança, sem o medo de ser atropelado e xingado. Mas, para isso, cada um deve fazer a sua parte da melhor maneira”, diz.
Seja um associado
A ASBCiclo está aberta a novos associados. Interessados podem preencher a ficha de filiação pelo site www.asbciclo.com.br. O custo é de R$ 40 por ano. A entrada na entidade concede descontos em compras em vários estabelecimentos comerciais da cidade, em consultas na clínica Casa Vida e exames no laboratório São Francisco.
Confira mais informações sobre a entidade no jornal impresso desta quarta-feira (14).