Para transmitir informações confiáveis à sociedade, a Coletivos Rainha está implantando uma campanha que inclui anúncios na imprensa de São Bento e em comunicação a ser instalada nos ônibus nos próximos dias. O objetivo da campanha é informar de maneira clara e objetiva a população, que frequentemente vem sendo confundida com informações falsas e de caráter político, geralmente difundidas pelas redes sociais.
Os anúncios lembram, por exemplo, que a definição do valor da tarifa do ônibus está diretamente ligada à quantidade de usuários. “Estamos informando a sociedade de forma séria sobre a realidade, as conquistas e os desafios enfrentados pelo sistema de transporte coletivo”, ressalta o diretor de operações da Rainha, Flávio Lima.
Conforme a empresa, além do número de usuários do transporte coletivo cair a cada ano, 27% dos passageiros têm direito a desconto na tarifa ou isenção total. Como não existe passagem gratuita, o custo de isenções e gratuidades é dividido entre os passageiros pagantes.
Pontos positivos
A estratégia está interligada ao Plano de Mobilidade e Plano de Outorga, atualmente em desenvolvimento pela Prefeitura. As primeiras análises do plano mostram que a grande maioria das linhas opera com baixa ocupação, o que exige uma revisão geral do número de linhas para que seja viável de ser licitado. São Bento do Sul possui 51 linhas de ônibus em operação. “É a mesma quantidade do transporte coletivo de Jaraguá do Sul, que possui o dobro de habitantes”, revela Flávio.
Em São Bento, os 54 ônibus de frota do sistema urbano percorrem mais de 271 mil quilômetros por mês. A Coletivos Rainha destaca, também, a integração do transporte em São Bento, permitindo trocar de ônibus com a mesma passagem. “Isso é obrigatório somente em cidades com mais de 100 mil habitantes. Aqui esse sistema oferece mais segurança e economia há mais de 20 anos”, frisa o diretor de operações da empresa.