A região que compreende São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre ocupa a liderança no número de empresas exportadoras de móveis do Brasil. Entre as dez companhias que mais venderam ao mercado internacional no primeiro semestre de 2017, quatro são locais. A Móveis 3 Irmãos, de Campo Alegre, está na primeira posição no ranking da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Indústria e Comércio.
Segundo os dados oficiais, das 279 empresas brasileiras que exportaram no primeiro semestre deste ano, 31 delas têm sede na região (veja a relação abaixo, pela colocação nacional). Ou seja, 11%. Quando se consideram somente as maiores exportadoras, por faturamento, a participação das indústrias locais se torna mais relevante. São 33% entre as 40 maiores e 40% entre as 10 maiores companhias exportadoras.
São Bento do Sul é líder nacional na exportação de móveis. Foram US$ 60 milhões de faturamento no primeiro semestre deste ano, o que representa 37% do total exportado por Santa Catarina e 14% pelo Brasil. As três cidades registraram crescimento de 11% nas exportações nos seis primeiros meses deste ano. A Móveis Rudnick aparece três vezes na tabela, isso por serem fábricas com CNPJ diferente.
Confira o ranking
As informação foram publicadas pelo jornalista
Ivan Liebl na coluna Visão Econômica, em A Gazeta.