Prefeitura cancela realização da Expoama em 2017; veja os motivos

Por:

• Atualizado 7 anos atrás.

A 24ª Expoama e a 15ª Festa da Colônia Dona Francisca não vão acontecer em 2017. A Prefeitura de São Bento do Sul emitiu nota, na manhã desta sexta-feira (28), cancelando a realização dos dois eventos já consolidados no calendário do município. A festa, que sempre ocorre no Parque da Cidasc, próximo à Promosul, estava agendada para setembro. Por outro lado, o dinheiro que seria utilizado para a festa será investido na área central de São Bento do Sul.

Foram três motivos que levaram a esta decisão, conforme a Prefeitura. Um deles é que já está em vigor o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que possibilita as parcerias entre o poder público e organizações somente através Chamamento Público. Desta forma, duas atrações tradicionais ficariam comprometidas, o Rodeio e o Motocross.

O segundo motivo é o custo da festa, em torno de R$ 160 mil, proveniente do orçamento das secretarias de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo. “A verba será utilizada na revitalização da Praça Getúlio Vargas através de um sistema de monitoramento com câmeras, estrutura e padronização dos espaços comerciais que ali se encontram e de uma cobertura (pergolado) que poderá abrigar eventos da cidade, bem como melhorar a infraestrutura do parque infantil, como a segurança, a iluminação e os brinquedos com base em solicitações feitas pelos pais que frequentam o local com seus filhos”, diz trecho da nota oficial.

Por fim, segundo a justificativa, a realização da festa estava tomando muito tempo de alguns setores da Prefeitura, comprometendo diversas situação. Contudo, a Prefeitura já confirmou a realização da Expoama e da Festa da Colônia Dona Francisca em 2018, “com nova roupagem”, segundo a nota.

Confira a nota oficial

A Prefeitura Municipal de São Bento do Sul informa que a 24ª Expoama e 15ª Festa da Colônia Dona Francisca, prevista para acontecer entre os dias 22 e 24 de setembro de 2017 está cancelada.
 
A decisão tomada pelo prefeito Magno Bollmann e a comissão da festa leva em conta diversos fatores aqui pontuados.
 
O primeiro deles se trata da Lei 13.019/2014, conhecida como Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil( MROSC) que trata de parcerias entre o poder público e organizações que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2017. As mudanças trazidas pela lei dificultaram a organização do Rodeio e do Motocross, programações tradicionais da festa, pois a partir de agora, não é mais possível somente convidar as associações e clubes. Pela Lei 13.019/2014 para que essas programações fossem realizadas, haveria a necessidade da abertura de Chamamento Público, onde as associações deveriam se inscrever e apresentar uma série de documentações, além de plano de trabalho e prestação de contas.
 
O segundo motivo do não acontecimento da festa foi o custo dela em si. A verba destinada para os dois dias e meio de evento seria proveniente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Secretaria de Agricultura, totalizando R$ 160 mil reais. Durante a reunião no gabinete da Prefeitura ficou decidido que a verba será utilizada na revitalização da Praça Getúlio Vargas através de um sistema de monitoramento com câmeras, estrutura e padronização dos espaços comerciais que ali se encontram e de uma cobertura (pergolado) que poderá abrigar eventos da cidade, bem como, melhorar a infraestrutura do parque infantil, como a segurança, a iluminação e os brinquedos com base em solicitações feitas pelos pais que frequentam o local com seus filhos.
 
O terceiro motivo para que a festa não fosse realizada este ano é que diversas secretarias da prefeitura estavam focadas, na maior parte do tempo, em sua organização, deixando assim de atender todos os projetos de rotina e outros captados através de emendas parlamentares e repasses da Secretaria de Estado.
 
Durante a reunião ficou acertado que a Expoama e Festa da Colônia Dona Francisca voltará com nova roupagem em 2018.

 

Prefeitura de São Bento do Sul

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-07-13 at 18.26
Mulher ajoelhada em uma igreja orando
BOSQUE NOSSA SENHORA - Zuciane (5)
Waffle de banana com nozes em um prato branco com uma bola de sorvete, duas rodelas de banana e nozes em cima
EGON - Christian Hacke (10)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas