Os próximos dias serão de festa na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de São Bento do Sul. Na segunda-feira (12), comemora-se os 130 anos da instalação do luteranismo no município. Para celebrar a data, neste domingo (11) ocorre um culto especial. Marcado para as 10 horas, o culto terá, entre outros, a presença do pastor sinodal Inácio Lemke, de Joinville.
Atualmente, são milhares de membros, tanto na Comunidade do Centro – que também engloba as igrejas nos barros Serra Alta e Rio Vermelho Povoado – quanto na Comunidade de Oxford, que atende aos bairros daquela região. A religião conta com diversos grupos de trabalhos, entre eles, crianças, adolescentes, estudos bíblicos, idosos, mulheres, coral, entre outras atividades.
O pastor Nestor Ivo Nath, da Igreja Luterana do Centro, explica que são diversos os desafio para manter a Igreja Luterana cada vez mais forte no município. Um deles é buscar se atualizar para atrair os jovens fieis. “Na área da música, por exemplo, tendo hinos mais atualizados, não apenas com ritmos mais lentos. A igreja precisa se abrir, esse é o desafio do pastor nos tempos atuais, para atrair um público mais jovem”, destaca.
Ele explica que o principal desafio é renovar a igreja sem perder a essência daquilo que é o evangelho. “Trazer elementos novos, sem excluir alguns elementos tradicionais, um desafio que não é fácil”, comenta.
Na cabeça e no coração
Independentemente de moderno ou clássico, Nestor detalha que o essencial é a palavra de Deus chegar até o coração dos fieis. “A fé precisa passar pelo coração, não só na cabeça. Tem que ter significado, ir até a igreja tem que ter um motivo, não é apenas a presença física, mas sim o envolvimento, querer fazer parte. Precisa ser uma mensagem que ajuda nas crises da vida, orienta e da firmeza”, detalha o pastor.
Para completar, ele reforça que pontos como a ética e a educação são os pilares da comunidade luterana. “Trabalhamos muito a ética, e ao mesmo tempo a educação. Uma das prioridades de Lutero foi que ao lado de uma igreja sempre deveria haver uma escola, e é o que acontece aqui no município, com a Escola Froebel junto da Igreja Luterana”, encerra.
No jornal impresso deste fim de semana (10 e 11) há mais detalhes da igreja luterana,
bem como sobre a reforma protestante e a história do luteranismo em nossa região.