No fim de semana, o rio Negro transbordou e alagou a Estrada Corredeiras, no distrito de Fragosos, em Campo Alegre. A água invadiu toda a pista e os moradores ainda são obrigados a percorrer caminhos alternativos para acessar as suas residências.
Segundo Noeli Maria de Souza, não é a primeira vez que os habitantes têm prejuízos devido à má condição da estrada. Ela conta que já foram solicitadas providencias às autoridades, mas até agora nenhum trabalho efetivo foi realizado no local. “Cada vez que chove a via fica alagada. O acesso está muito difícil, preciso passar por terrenos de vizinhos, no meio das roças, para ir trabalhar e retornar para casa”, relata a moradora, que trabalha em São Bento do Sul.
A maior preocupação dos munícipes é de que caso chova mais os estragos sejam irreparáveis. “O local está ficando perigoso, pois a rua está desbarrancando. Ainda bem que nos últimos dias o tempo melhorou e secou um pouco a estrada”, comenta.
Sem solução
O secretário municipal de Planejamento, Transportes e Obras, João Samuel Cubas, explica que, como a estrada fica às margens do rio, a Prefeitura não pode solucionar o problema. A não ser que a situação se agrave e a via sofra uma erosão devido à elevação constante do nível do curso de água. “Se tiver desbarrancando temos que fazer uma contenção. Assim que a água baixar vamos verificar”, promete.
Conforme Cubas, a Secretaria esteve nesta semana no local para realizar reparos na estrada alternativa utilizada pelos moradores. “Inclusive, espalhamos saibro para consertar dois pontos que estavam ruins. Como a via é muito precária, ainda não conseguimos arrumar 100%”, afirma.