Desde segunda-feira (11) as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Catarina estão desenvolvendo atividades para reforçar a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. A Semana da Autodefensoria encerra nesta sexta-feira (15), com um encontro regional em Jaraguá do Sul, contando com a participação dos atuais autodefensores de todas as Apaes da região.
Conforme a professora Solange Nunes, está sendo uma semana de muito aprendizado para dez alunos da instituição em São Bento do Sul, eleitos os representantes pelos colegas de turma. Para ser um autodefensor é necessário que o aluno tenha passado pela autogestão, ser o mais independente possível e tenha capacidade de representar seus colegas. “Todos os dez escolhidos reúnem condições de atuar em prol dos colegas e da comunidade da Escola Girassol”, garante.
Esta semana é importante, pois dará experiência para outra etapa que ocorre em outubro, a da escolha de dois alunos para serem autodefensores da instituição. “Existe uma série de atividades que necessita da presença dos mesmos, e estamos preparando todos para atuar na função. Estão nos dando uma aula de interesse, empenho e dedicação para chegarem bem nas eleições”, relata Solange.
Visita à Prefeitura
Na tarde desta quinta-feira (14) os alunos visitaram a Prefeitura. Recebidos pelo prefeito Fernando Tureck, eles fizeram uma série de perguntas. “Foi muito positivo. Conseguiram entender o trabalho que a prefeitura exerce e também o papel do prefeito numa cidade. Aproveitaram para algumas indicações em prol da Escola Girassol, já colocando em prática assuntos tratados na Apae com as nossas turmas”, finaliza a professora.