Desde que o Hospital e Maternidade Sagrada Família tornou pública sua situação financeira crítica, se intensificaram as ações voluntárias de apoio à instituição. Diversos eventos vêm sendo realizados no município para levantar recursos que venham contribuir com o seu equilíbrio econômico. Somente nas duas últimas semanas, foram doados R$ 13 mil de promoções e ainda alimentos para a cozinha da instituição.
Os recursos vêm sendo utilizados para o pagamento de despesas operacionais, como conta de água e luz, alimentos, materiais de limpeza e medicamentos. “A comunidade tem se manifestado muito solidária. Agradecemos imensamente e pedimos que permaneçam contribuindo, para que possamos continuar acolhendo com qualidade as pessoas que precisam de nosso atendimento”, destaca a diretora, irmã Nelsa Hackbarth.
Atualmente o Sagrada Família, a exemplo de todos os hospitais filantrópicos, não vem conseguindo honrar seus compromissos com os fornecedores porque o déficit operacional é crescente. “Além da conhecida defasagem da tabela SUS, ainda somos prejudicados por valores que temos a receber do poder público. Dessa forma, é impossível manter o equilíbrio do caixa”, analisa a diretora.
Campanha de doação
Para buscar recursos permanentes, que possam auxiliar mensalmente nas suas despesas operacionais, o Sagrada Família está retomando a campanha de doação através das contas de água e luz. As pessoas podem doar o valor que acharem conveniente e acessível para o seu orçamento. Para participar, basta assinar a autorização de débito nas faturas do Samae ou da Celesc, que estão disponíveis no próprio hospital e em diversos pontos da cidade.
A união da comunidade pode representar muito para o equilíbrio financeiro da instituição. “Cada um doando um pouco, teremos um aporte de recursos essencial. Dessa forma, teremos condições de manter e melhorar continuamente nossos relevantes serviços. Solicitamos que as pessoas aceitem nosso pedido de contribuição para o bem de toda a comunidade”, diz irmã Nelsa Hackbarth.