A Gazeta sairá às ruas, nesta sexta-feira (1), com uma série de inovações no seu desenho gráfico. Para que o leitor habitual perceba o que mudou, nesta página apresentamos resumidamente as principais modificações. Todos os jornais, e mesmo os demais veículos, de tempos em tempos, precisam reorganizar-se visualmente, atualizando sua aparência e incorporando inovações que facilitem a leitura.
O novo projeto foi coordenado por Cesar Valente, jornalista, consultor de políticas editoriais e designer gráfico. Ele foi um dos fundadores do Curso de Jornalismo da UFSC, professor universitário da graduação e pós-graduação, atuou em jornais e revistas de Florianópolis, Porto Alegre, São Paulo e Brasília.
O objetivo da reforma gráfica foi tornar o jornal mais atraente e fácil de ler, com o conteúdo melhor organizado, sem abandonar as boas coisas do jornal atual. Não deixe de conferir, a partir desta sexta-feira, se esse objetivo foi atingido. Você, leitor, pode sentir-se à vontade para opinar sobre o novo projeto e até mesmo sugerir mudanças. Boa leitura!
Mudanças
As mudanças começam já no cabeçalho da capa. As informações que cercam o nome do jornal foram reorganizadas, com destaque para o endereço do portal online e o telefone de contato. A página 2 passa a ser totalmente informativa, com notas curtas, da redação e dos leitores. A charge, a seção História e a previsão do tempo aparecem a partir de amanhã na editoria Variedades, que também é uma novidade.
A editoria que hoje é chamada de Cotidiano passa, a partir de amanhã, a ser Variedades, reunindo o material de vida social, cultura e entretenimento. Além da charge, da História e da previsão do tempo, terá o resumo das novelas, palavras cruzadas, informações sobre espetáculos e bastidores da tv, entre outros temas relacionados.
Também estará em Variedades a seção Cotidiano, aquela página tradicional, com o registro dos eventos e fotos enviados pelos leitores ou publicados pela redação.