Novo sistema garante mais agilidade para receber a Carteira de Trabalho

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• Atualizado 9 anos atrás.

 

Houve mudanças no sistema para a elaboração da Carteira de Trabalho, visando uma maior eficiência na emissão do documento. Conforme a diretoria do posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de São Bento do Sul, as alterações entraram em vigor nesta semana. Antes, era preciso esperar cerca de 30 dias para receber a carteira; agora, os documentos serão enviados todas as semanas.

Documentos

A idade mínima para fazer a Carteira de Trabalho é 14 anos. Quem pretende emitir um documento deve levar os seguintes documentos: Carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento ou de casamento e comprovante de residência com código postal. “As pessoas que pretendem tirar uma segunda via também devem trazer o Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de extravio do documento”, explica Cristiano.

Contato e localização

O posto do Sine de São Bento do Sul fica na Rua Benjamim Constant, 118, junto ao Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper. Os telefones para contato são: 3634-0407 e 3634-0408.

O diretor do Sine, Cristiano Berti, pede para que as pessoas que pretendem emitir sua carteira de trabalho, ou tirar a 2ª via, aguardem até a próxima semana para proceder com o pedido. Ele explica que os atendentes do Sine estiveram em treinamento na semana passada, em Joinville, para aprenderem a manusear o novo sistema. Segundo ele, o prazo para a adaptação será de aproximadamente 30 dias. “O sistema do Sine agora é via web. Isso vai possibilitar muitas melhorias. Porém, precisamos de um período até o que sistema funcione perfeitamente”, explica.

O Sine local costuma realizar mais de 100 solicitações da emissão da Carteira Profissional de Trabalho todos os meses. “Antes era muito complicado. Se houvesse qualquer erro o pedido voltava para que fosse feito a correção, e tínhamos que mandar tudo novamente. Com o novo sistema isso não vai mais acontecer. Sendo aprovado o processo, em uma semana a carteira será enviada de Joinville para São Bento do Sul”, afirma.

O sistema antigo não operava de maneira “on-line”, era preciso acumular mais de 50 pedidos para então encaminhar os processos. “Somente depois de atingir essa demanda podíamos dar sequência no processo”, explica.

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