As quedas de energia tornaram-se frequentes em Rio Negrinho. Na última semana, pelo menos 6 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na sexta-feira (19). Os apagões têm atingido, principalmente, os bairros Cruzeiro, Alegre, Vila Nova, São Rafael e Centro. O problema também motivou a vereadora Liliana Schroeder Jurich a apresentar um requerimento, durante sessão na Câmara, cobrando explicações das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Conforme o chefe da agência regional da Celesc, Marcos Antônio Costa, a companhia atende 14.714 consumidores, distribuídos em seis alimentadores, que saem da subestação que acolhe a cidade. Ele ainda esclarece que não há sobrecarga no sistema. Segundo explica, as ocorrências foram fatos isolados, e todos já estão resolvidos.
Marcos explica que no início do mês, dia 7, o corte de energia ocorreu devido à troca de circuito de alimentação e manutenção interna da subestação. Na ocasião, o serviço estava programado, e a energia foi desligada das 7h49 às 7h53.
Já no dia 9, o alimentador RN02, que atende 5.107 clientes entre os bairros Centro, Cruzeiro, Rio do Salto e Barro Preto, desligou por conta de um condutor desregulado. A ocorrência ocorreu das 11h20 ao meio-dia, até o problema ser solucionado. Aliás, na semana passada, dia 17, o mesmo alimentador desligou das 18h23 às 20 horas, em decorrência do mau tempo e de descargas atmosféricas.
A interrupção de energia com maior duração ocorreu no dia 19. Três casos foram registrados pela Celesc: da meia-noite à 1 hora, da 1 hora às 2 horas e das 16h50 às 19 horas. Com relação a esses casos, Marcos informa que a companhia não conseguiu encontrar o defeito em virtude da frequência de desligamentos no RN02. Além disso, no dia seguinte às quedas de energia, uma equipe de técnicos de Florianópolis foi até o município para detectar um possível problema na saída da subestação, para fazer testes e a manutenção geral dos equipamentos. A equipe regional, do mesmo modo, percorreu todo o alimentador RN02 para fazer uma inspeção detalhada no circuito.