A turma do 7º ano do Colégio Bom Jesus participou do projeto AG na Escola, desenvolvido pela A Gazeta e coordenado por Rafael Celeski. A atividade propõe que os estudantes realizem todas as etapas de produção de um jornal, desde a apuração dos fatos, a criação de textos até a elaboração das fotos. O objetivo é desenvolver os conceitos principais da notícia e trabalhar a desenvoltura e criatividade dos alunos.
Segundo a professora de Geografia e Empreendedorismo, Cristiane Roberge, a turma queria fazer algo diferente e, ao mesmo tempo, que estimulasse as habilidades de cada um. “Os alunos tinham muita curiosidade em relação a produção de um jornal, então resolvemos aderir esse projeto e mostrar como funciona a atividade do jornalismo”, afirma.
Futuro
As colegiais Georgia Lietz e Julia Valandro gostaram tanto de participar que estão até pensando em cursar jornalismo depois de concluir o Ensino Médio. “Tivemos a oportunidade de conhecer muitas coisas novas e nos tornamos jornalistas por um período. Agora sabemos que essa profissão exige dedicação e esforço e pode ser uma opção para o futuro”, contam.
Assim que o plano foi colocado em prática, no mês de junho, os estudantes foram atrás de notícias e informações dentro da escola. “Durante esses meses, a turma desenvolveu a convivência e a responsabilidade. É gratificante ver o resultado final e saber que consegui contribuir também para o crescimento pessoal dos meus alunos”, relata. Ela pretende seguir com essa parceria nos próximos anos e espera que o saldo seja o mesmo com as turmas seguintes. “A disciplina de empreendedorismo exige o desenvolvimento de competências e habilidades na criação de um negócio e com o projeto AG na Escola obtive todos esses resultados”, explica a professora.
Para distribuir igualmente as tarefas entre a classe, os alunos Luiza Dalmolin e Fernando Haddad ficaram responsáveis pela organização das notícias e dos textos. “Nós buscamos vários assuntos atuais e fizemos a cobertura de alguns eventos que aconteceram na escola. Apesar de ter participado de todas as etapas de confecção, a parte que mais me identifiquei foram as entrevistas”, conta Luiza. Já Fernando garante que a colaboração dos colegas foi fundamental em todo o procedimento. “O projeto trouxe mais união e amizade para dentro da sala de aula. Gostei muito de ter me envolvido e conhecido mais sobre o jornalismo, essa área tão importante para a população”, garante Fernando.