Uma família de Gaspar, no Vale do Itajaí, encontrou oito filhotes de cobras da espécie coral-verdadeira dentro de casa. O casal e seus três filhos, incluindo um bebê de cinco meses, se depararam com as serpentes venenosas escondidas no sofá da sala e no entorno. O caso mobilizou o Corpo de Bombeiros. A corporação acredita que a mãe desses filhotes esteja no entorno da casa e que tem possibilidade até de ter mais cobras recém-nascidas por ali.
As primeiras cobras foram avistadas no domingo (16), quando uma das crianças encontrou dois filhotes e chamou os pais. Ao inspecionar os móveis, os pais encontraram mais duas serpentes. Na segunda-feira (17), uma empresa de limpeza localizou mais um filhote. Com o alerta, os bombeiros foram acionados e identificaram mais três cobras, totalizando oito. Todas foram capturadas e devolvidas a uma área de mata.
O Instituto Butantan explica que a espécie é uma das serpentes mais peçonhentas do território brasileiro, mas tem comportamento discreto e raramente ataca. Uma ninhada pode ter cerca de 12 ovos, o que sugere a possibilidade de mais serpentes na região.
Em caso de picada, é recomendável não cortar o local, fazer perfurações ou sucção, lavar o local com água e sabão, evitar torniquetes e buscar atendimento médico imediato. Se possível, identificar a serpente com uma foto pode auxiliar na escolha do soro antiofídico a ser aplicado.
Informações são do portal G1.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕