Localizado na Estrada dos Bugres, no bairro Serra Alta, o Recanto Buger Strasse é uma das atrações de São Bento do Sul. Para chegar até lá, o percurso pela estrada de interior é de chão batido, mas nada que tire o brilho do lugar. Ali, em meio a tantas árvores, rios e uma bela cachoeira, vive a família Pilz. Antes mesmo de o turismo ser discutido na região, eles já estavam construindo um lugar que marcou – e ainda marca – a infância e a adolescência de muitas pessoas.
Mas, para os proprietários, o casal Valdemar e Teresinha Pilz, ainda há muito o que melhorar, o que já está nos planos futuros. No entanto, aquele famoso ditado popular “quando cheguei aqui, era tudo mato” se encaixa perfeitamente para eles. O início do Recanto, eles não souberam precisar, mas foi na década de 1990. O intuito nem era fazer um lugar para receber visitantes, inclusive, nem moravam na localidade.
Até que, com a ideia e o incentivo dos amigos, eles decidiram mudar de vida. A família arrumou as malas e resolveu mudar-se de vez para o terreno que tinham na Estrada dos Bugres, em 1997. Assim, Valdemar, que antes era carpinteiro e eletricista, precisou, aos 40 anos de idade, iniciar uma nova etapa: a de empreendedor. E foi assim que nasceu o Recanto Buger Strasse.
Antes, a única atração era o tanque com a tirolesa, o que sempre atraía os visitantes. O Recanto foi um dos primeiros a ser criado no município. “Naquela época o turismo não existia”, fala. Como não havia energia elétrica, Valdemar criou uma mini usina para geração de energia, que a mantém até hoje. E, neste período, quando ainda o Recanto começava a receber forma, o que ajudou a atrair os turistas foi o “boca a boca”, com as pessoas indicando o lugar para outros. Ainda, Teresinha lembra do papel da imprensa, onde muitos radialistas o ajudaram. Inclusive, ela até agradece ao jornal A Gazeta, onde afirma que sempre os atendeu e guarda até hoje todas as edições que saíram no jornal. “Sempre que pedimos, sempre nos deram uma mão”, sorri.
E, ao longo das quase três décadas em que está aberto ao público, muitas situações o marcaram. A filha, Vanessa, lembra de 2002, quando foram registradas fortes chuvas no município. Com isso, a represa, que era a principal atração, estourou. Quando viram o estrago, o desespero tomou conta dos Pilz. “Foi do tipo, o sonho acabou. Ficamos sem saber o que fazer”, recorda. Porém, apesar do susto, a família conseguiu reverter a situação. No começo dos anos 2000, construíram a piscina e o tobogã, que hoje são os principais atrativos do Recanto.
Criatividade e autonomia
Para quem conhece a família Pilz, uma das marcas é a criatividade e autonomia, pois a maioria dos atrativos no Recanto foi construída por eles mesmos, principalmente pelas mãos de Valdemar. A casa, o salão, os quiosques, a piscina, o tanque e outros elementos do lugar foram todos criados pelo são-bentense. E agora, ele tem a ajuda do filho, Valmir, que segue os passos do pai.
A filha Vanessa também é o braço direito dos pais. Inclusive, no sossego do Recanto, cada membro da família tem uma função quando não estão atendendo no local. Teresinha é responsável pelos afazeres domésticos e pelo cuidado com os animais, enquanto o marido e o filho cuidam da manutenção. Já a filha cuida da administração e, ainda, ao lado da mãe e da cunhada, Maria Letícia, arruma tempo para a confecção dos artesanatos que são comercializados no local.
Visite!
O Recanto está localizado na Estrada dos Bugres, no bairro Serra Alta. A entrada custa R$ 15, sendo que crianças até 10 anos não pagam. Para quem deseja aproveitar a piscina, o valor será mais R$ 10. Além das trilhas, há a área de camping, com reservas através do (47) 98807-2064. O número também pode ser usado para outras informações. Durante a temporada de verão, o horário de funcionamento é:
– Segunda-feira, das 13 às 19 horas;
– De terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas;
– Sábados, domingos e feriados, das 9 às 19 horas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕