Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Brasil inicia tratamento com novo medicamento para adultos que vivem com aids e com resistência a antirretrovirais

SUS oferece, atualmente, 23 medicamentos para o tratamento de HIV e aids

• Atualizado 18 dias atrás.

O Brasil começou a distribuir o medicamento fostensavir trometamol 600 mg, destinado a adultos que vivem com aids e com multirresistência a antirretrovirais. A primeira distribuição ocorreu recentemente em Alagoas. O fármaco foi há pouco tempo incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), que já oferece, atualmente, 23 medicamentos para o tratamento de HIV e aids, além de testes, preservativos e profilaxias para prevenção a infecção.

Embora o custo do tratamento seja elevado, cerca de R$ 12 mil por pessoa por mês, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, justificou a medida como uma forma de garantir melhor expectativa de vida para os pacientes com multirresistência. “A saúde é um direito universal e todas as pessoas importam”, afirmou.

De acordo com Draurio Barreira, diretor do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, o fostensavir é o primeiro medicamento aprovado de uma nova classe de antirretrovirais no mundo, chamada inibidores de ligação. Estudos clínicos mostram que ele é eficaz na supressão viral e apresenta eventos adversos leves. Ainda segundo Draurio, a oferta do medicamento representa uma conquista, pois atende os pacientes com alto risco de progressão da infecção e com risco de morte.

Ronaldo Hallal, médico infectologista e consultor técnico do Departamento, explicou que o uso do medicamento é restrito a pacientes específicos e a liberação é feita de forma centralizada pelo Ministério da Saúde. Para garantir o uso adequado, a Coordenação-Geral de Vigilância de HIV e Aids conta com a parceria de especialistas.

A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, destacou que a medida reflete o compromisso no cuidado às pessoas. “Investir no cuidado às pessoas vivendo com HIV ou aids é garantir um direito básico”, afirmou.

Informações são do portal R7 Brasília.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Mega Sena site
Morte moto site
35cfa28e-18fa-423c-adae-e636d6a2fd06
Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas