Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Conheça o novo padre que está atuando como vigário na Matriz do Centro

Ele está trabalhando ao lado dos padres Luciano, Odilo e Nelson

• Atualizado 18 dias atrás.

Faz mais de uma semana que São Bento do Sul virou o lar para Anderson Viana. Ele é o novo padre que está atuando como vigário paroquial na Paróquia Puríssimo Coração de Maria, no Centro, ao lado dos padres Luciano Toller, Nelson Tachini e Odilo Levinski. Enquanto vai se ambientando com a cidade e os trabalhos que terá na Matriz, o sacerdote se mostra empolgado, afinal, é a primeira igreja em que vai atuar. Anderson foi ordenado padre no mês passado, após 10 anos de formação religiosa.

E, ao longo dessa caminhada, ele teve uma breve passagem pelo município em 2014, de forma temporária, quando ainda era seminarista e vinha aos finais de semana para realizar trabalhos pastorais na Matriz do Centro. Natural de Jaraguá do Sul, foi na sua terra natal que ele descobriu a vocação para tornar-se religioso. Mas antes disso, de compreender o chamado, ele tinha outros planos para sua vida, inclusive, a de ser ator, pois, como conta, sempre foi um grande apreciador da arte. 

Por isso, para seguir o sonho de viver da arte, em 2012, foi morar no Rio de Janeiro. No início, foi amor à primeira vista pela cidade carioca, onde conseguiu emprego e tinha uma boa estabilidade financeira. No entanto, o que era para ser algo feliz acabou se tornando um vazio existencial ao encarar a vulnerabilidade social dos moradores locais.

“Eu abria a janela, olhava o Pão de Açúcar, mas, quando olhava para baixo, via moradores de rua, pessoas doentes, pedindo esmola e passando fome. E aquilo começou a me incomodar, algo que antes não me incomodava. Parece que, em algum momento, me deu um estalo: ‘Tem algo muito errado no mundo’, fala. Assim, naquele mesmo ano, em 2012, ele retornou a Jaraguá do Sul. Outro fator que influenciou sua decisão foi a saudade da família.

Caminhada religiosa
Quando saiu do Rio de Janeiro, o jaraguaense quis buscar um novo sentido para sua vida, começando a procurar mais a Deus. Com isso, seguiu até a Comunidade São Luís Gonzaga, um lugar que fez parte de sua infância e adolescência, onde recebeu a primeira Eucaristia e o sacramento da Crisma. Lá, serviu como catequista de Crisma, algo que o levou a estudar mais sobre o catecismo e, com isso, compreender sua verdadeira vocação: ser padre.

Em 2014, quando tinha 21 anos, entrou para o Seminário São José, em Rio Negrinho, permanecendo por um ano, período em que realizou os trabalhos pastorais na Paróquia Puríssimo Coração de Maria. Entre 2015 e 2017, foi a vez do sacerdote estudar filosofia em Brusque, e, desta vez, teve a companhia de outro padre conhecido pelos munícipes: Luciano Toller, que era o reitor no Convento Sagrado Coração de Jesus, onde morou durante a graduação.

Em 2018, foi a vez de arrumar as malas novamente e seguir para Barretos, em São Paulo, para a etapa chamada postulantado. “É a etapa de preparação, principalmente, para vivermos de forma plena, onde trabalhamos a questão humana e afetiva. É um trabalho mais humano”, fala.

Em 2019, iniciou o noviciado em Jaraguá do Sul, uma etapa mais intensa de estudo e vivência dos três votos: castidade, pobreza e obediência, preparando-o para uma vida religiosa mais autêntica. No ano seguinte, em 2020, professou os votos, tornando-se frater, e depois foi transferido para Brusque para o estágio pastoral, chamado Tirocínio, atuando na Casa de Retiros Padre Dehon.

Já em 2021, o seu endereço era Taubaté, interior de São Paulo, onde estudou Teologia por quatro anos, até que, começo de 2024, tornou-se diácono. E no dia 21 de dezembro, aos 33 anos de idade, foi ordenado sacerdote na Paróquia São Sebastião, em Jaraguá do Sul.

Nova missão
Agora, no seu primeiro ano como padre, sua missão será em São Bento do Sul. Ele conta que acompanhou muitos dos trabalhos que aconteceram na Matriz do Centro através das redes sociais e percebeu a intensa movimentação da paróquia, o que ele define como uma comunidade que busca verdadeiramente uma vivência com Deus.

Como está há pouco mais de uma semana no município, os trabalhos ainda estão sendo definidos pelo pároco Luciano, na divisão das pastorais, além da organização dos atendimentos e horários de missas.

Leia a matéria completa no jornal impresso de sábado (1º) e domingo (2).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas