A Câmara de Vereadores de Piên, em reunião extraordinária, aprovou recentemente um projeto de lei enviado pela Prefeitura que prevê a revisão das taxas de alvarás emitidas pela cidade. No ano passado, a administração reajustou o valor dos tributos, o que pegou muitos comerciantes de surpresa. Agora, com a redução, muitos tiveram os valores reduzidos até pela metade.
A vereadora Sabrina de Fátima, que é comerciante na cidade, disse que questionou a Prefeitura no ano passado sobre a redução da tarifa. “A justificativa era o ano elitoral, que não poderia baixar ano passado. Como comerciante fico feliz pela baixa dessa taxa. Sei que houve um estudo, que impacto teria e se não ia arrebentar essa corda em outra ponta”, frisa.
Gabriel Busch também possui comércio em Piên e disse que um dos seus estabelecimentos teve aumento de 400% na taxa de alvará anual, enquanto que o outro teve cerca de 900%. “Hoje, calculei o meu alvará, vai dar 50% de redução. Meu voto é a favor e fico contente do executivo ter percebido o erro que cometeu e baixar esse aumento que ele mesmo fez”, disse.
A vereadora Seandra de Oliveira também parabenizou a administração pela revisão das taxas. “Em janeiro de 2024 estivemos em reunião com a Prefeitura, levamos esses questionamentos. Fico feliz que tenham tido essa sensibilidade em corrigir esse erro. O comércio gera muito emprego na cidade e muitos fecharam ao longo do ano por conta das cobranças excessivas do alvará”, lembrou.
Quem também se manifestou favorável ao projeto foi a vereadora Simone Aparecida Vieira. “Foi um pedido na campanha, dos comerciantes, então parabenizo o prefeito e a equipe por ter feito esse estudo e chegar nessa redução”, citou.
Por fim, o presidente Almir Mielke frisou que a revisão irá auxiliar muitos comerciantes da cidade. “Quando houve o aumento muitos comerciantes ficaram frustrados, mas houve a promessa do prefeito que seria avaliado isso. No período eleitoral não poderia ser feito, mas agradecemos o executivo e sua equipe pelo estudo. Com certeza vai ajudar muito os comerciantes locais”, ressaltou.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕