O alistamento militar feminino já recebeu mais de 7 mil inscrições nos primeiros dias de convocação. A informação foi passada pelo Ministério da Defesa. Estão sendo oferecidas 1.465 vagas nas Forças Armadas para mulheres que completam 18 anos em 2025 e residem em municípios com Juntas de Serviço Militar participantes.
As inscrições vão até 30 de junho, e as candidatas passarão por entrevista, avaliação de saúde e testes físicos. O alistamento é voluntário, mas o serviço se torna obrigatório após a incorporação. O tempo de serviço é de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. As mulheres serão incorporadas como marinheiros-recrutas na Marinha, soldados no Exército ou soldados de segunda-classe na Força Aérea.
O objetivo é aumentar a presença feminina nas Forças Armadas, que atualmente têm cerca de 37 mil mulheres, representando 10% de todo o efetivo. Durante o serviço, as mulheres terão os mesmos direitos e obrigações que os demais soldados. Elas também participarão de cursos de capacitação profissional promovidos pelo Projeto Soldado Cidadão, além de cumprirem os mesmos requisitos de treinamento físico, com adaptações específicas para cada Força.
Ao final do serviço, as recrutas receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Pela internet, a interessada pode acessar o site do Ministério da Defesa neste link e fazer a inscrição.
Fonte: Portal Uol.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕