Segunda-feira, 21 de abril de 2025

Pais dormem na fila em busca de ensino integral em São Bento do Sul

Ir de madrugada não foi suficiente para conseguir uma vaga, no caso de Ana Paula Ribeiro

• Atualizado 18 dias atrás.

Com o fim do ano chegando, as escolas e os pais já começam a se planejar para o próximo ano letivo. Em São Bento do Sul, as rematrículas começaram a ser realizadas no fim de outubro. Para os alunos que são da Rede Municipal de Ensino e ingressarão em outra unidade educacional, pais e responsáveis de alunos que desejavam realizar transferências para outras unidades educacionais da rede municipal, tinham até ontem para realizar a matrícula, na própria escola. E as matrículas para os alunos novos nas escolas integrais ocorrem até 29 de novembro. Já as matrículas para alunos novos acontecerão entre os dias 18 a 22 de novembro.

Ana Paula Ribeiro foi à Escola Básica Municipal Prefeito Alfredo Diener matricular seus dois filhos, às 5 horas, no dia 6 de novembro, quando abriu o calendário de matrículas para a escola integral. Mas, ela conta acreditar que não foi cedo o suficiente, pois ficou sem a vaga e na fila de espera. “Tinha gente lá desde as 22h30 de terça-feira (5 de novembro)”, fala, explicando que essas pessoas que foram pela noite chegaram antes e conseguiram a vaga.

Como ela não tinha certeza se conseguiria a vaga, foi até a Secretaria de Educação ver o que poderia fazer. Ali, explicou a situação para uma funcionária. “Ela falou que, se eu quisesse ter conseguido a vaga, deveria ter ido dois dias antes”, diz. A leitora ainda questionou, falando que não teria como, já que ela tem dois filhos e seria um absurdo levar as crianças para dormir na porta da escola. “Ela falou que eu e minha família deveríamos ter nos planejado. Mas isso não existe, eles têm que oferecer pelo menos o básico, o ensino básico”, complementa.

Atualmente, seus dois filhos precisam de vagas em período integral. O filho mais velho, que estudava na Escola Orestes Guimarães, está terminando o quarto ano, mas a escola não oferece ensino integral depois dessa série. “Quero garantir uma vaga para o próximo ano, pois vai para o quinto ano, e o colégio mais próximo que oferece o turno integral é o Alfredo Diener”, explica a mãe, citando serem moradores do bairro Serra Alta. “Agora estou na fila de espera, pode ser que abra duas vagas, mas e se não abrir? Trabalho em horário comercial, não posso ficar sem matricular eles”, cita, reforçando que já foi até no conselho tutelar buscar orientação.

O que diz a Prefeitura
Em resposta, a Secretaria de Educação, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, explicou que a fila de espera na escola integral acontece porque muitos pais querem tentar uma vaga. Mas às vezes não tem, e as crianças acabam ficando numa lista de espera. “Todas têm vaga garantida no ensino regular”, reforça a nota, “eles são atendidos em outras unidades do ensino regular obrigatório”, esclarece.

Ainda em resposta, a nota cita que o secretário de educação, Josias Terres, já entrou em contato com a mãe para resolver a questão pessoalmente com ela. “Se ela precisa mesmo dessa vaga, pode pedir um parecer social”, completa, pontuando haver vaga para todas as crianças no ensino regular.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Dom João 2
Papa 2
Papa
Mega Sena site
Morte moto site

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas