Um golpe já conhecido voltou a aparecer em São Bento do Sul e região nos últimos dias. Os criminosos descobrem dados das empresas, como CNPJ e nome de responsáveis, e entram em contato através de um e-mail assinado pelo Corpo de Bombeiros. O assunto é sempre o mesmo, relativo à um agendamento de vistoria e a pessoa precisa clicar em um link para acessar o suposto laudo.
Recentemente, um funcionário responsável por uma empresa em São Bento do Sul procurou A Gazeta para falar sobre o caso. Conforme ele, o e-mail cita que a empresa está sendo notificada sobre uma vistoria pelo agente fiscalizador no dia indicado. Também consta que os bombeiros, nesse caso golpistas, tentaram contato com o responsável, inclusive indicando nome e telefone do mesmo.
A vistoria em questão, segundo consta no corpo do e-mail, seria devido uma denúncia anônima, o que deixa o leitor ainda mais curioso sobre o fato. Logo abaixo há um link em que o responsável pode baixar o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) onde constam as possíveis irregularidades, aplicando multa e um prazo de 10 dias para adequação. “Quase caí porque a argumentação está boa. Só percebi que o termo AVCB não se usa aqui em Santa Catarina, usa mais em São Paulo, aí questionei os bombeiros”, cita o leitor.
O que dizem os bombeiros
Em agosto deste ano, o Corpo de Bombeiros de São Bento do Sul já havia se manifestado sobre o tipo de golpe em suas redes sociais. “Não clique em links que poderão levá-los para outros sites ou aplicativos estranhos aos já conhecidos”, diz a nota. “O sistema utilizado pelo CBMSC é o e-SCI e está disponível diretamente no site do CBMSC”, conclui o comunicado. A instituição afirma ainda que os e-mails do CBMSC sempre terminam em @cbm.sc.gov.br.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕