Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Professor de São Bento palestra sobre inovação e empreendedorismo na Colômbia

Ernesto Garbe participou de evento recente em Medellín

• Atualizado 25 dias atrás.

O professor Ernesto Garbe, de São Bento do Sul, participou de um evento sobre inovação e empreendedorismo na cidade de Medellín, na Colômbia, onde palestrou. Ele comenta que todo o processo ocorreu na cidade de Medellín, uma das maiores da Colômbia. “Recebi o convite da Universidade Nacional da Colômbia e do Instituto Nau Ciranda Sinparedes. A Universidade Nacional é a maior universidade da Colômbia e o instituto traz alunos daqui pra lá e de lá para cá para apresentarem esse ecossistema”, explica.

O tema de sua palestra em um dos dias do evento foi a inovação e o empreendedorismo. “Minha ida foi para participar na quinta e sexta do 5º Encontro de Semilleros. Minha fala foi sobre inovação e essa dualidade entre homem e máquina. Meu tema foi como transformar uma ideia em resultado, como trazer lucro para as ideias, aí abordei de várias formas sobre como não matar uma ideia”, comentou o professor.

No segundo dia, Garbe participou de um evento reunindo estudantes. “Na sexta organizamos em conjunto com outros professores, com a mentalidade empreendedora, juntamos vários professores e fizemos uma formação de um dia inteiro. Começou cedo e terminou no final do dia, fomos capacitando os alunos que montaram as equipes para desenvolver uma ideia transformando-a em negócio. Foi uma competição entre eles”, frisou.

Toda a programação do evento, conforme Ernesto, foi pensada previamente para fomentar a criatividade dos participantes. “Já no domingo eu tinha ido para Medellín e aguardava a segunda, terça e quarta, que foram uma imersão no ecossistema de inovação da cidade. Foram diversos centros de inovação, todas as instituições que envolvem a inovação, seja a iniciativa pública, as universidades, governamental, privada”, citou.

Troca de informações
O professor ressalta a importância da troca de informações entre os dois países, que têm muito a aprender um com o outro. “Não só na universidade e alunos que estavam ali, mas estar realizando essas rodas de conversa com as instituições. Eles buscam se espelhar muito no Brasil, admiram demais nosso país. Eles queriam saber das coisas que a gente vem trabalhando aqui e mostrando os avanços que eles tiveram nos últimos 20 anos também. Medellín tem uma história bastante interessante, há 20 ou 30 anos era tomada pela criminalidade e esse trabalho com mudança criou uma evolução na cidade”, ressalta Garbe.

Atualmente, ele é professor no departamento de tecnologia industrial do Ceplan na Udesc em São Bento do Sul. “Além de estar como chefe de departamento, dou aulas em diversas disciplinas, algumas focadas na área de empreendedorismo e outras na área de gestão. Uma delas é de sistemas produtivos. Já coordenei a pós-graduação em Gestão para Inovação Tecnológica e dali nasceram várias oportunidades nessa área de inovação”, conclui.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Jasti
CAPA Quadra
NATAÇÃO - Zuciane Peres
CAPA INFRAESTRUTURA URBANA - Foto Elvis Lozeiko (3)
WhatsApp Image 2025-04-28 at 10.41

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Dom João 2
pexels-cottonbro-10466266
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas