Faleceu, no final da tarde de quinta-feira (31), aos 95 anos de idade, o empresário Horst Maul. Nascido em 14 de março de 1929, em Joinville, Horst Maul iniciou sua trajetória profissional no dia 1º de março de 1945 como office boy da empresa Lepper. Três anos depois, ficou sabendo que a Lepper começava a instalar uma fiação em São Bento e precisava de gente disposta a enfrentar o desafio. Ele, então, procurou o diretor da Lepper, João Theodoro Meinert, responsável pela instalação da Fiação São Bento, que o contratou para essa empreitada.
Como ele ainda estava cursando o último ano de contabilidade, precisou continuar residindo em Joinville e vinha em dias alternados a São Bento para administrar a então recém-fundada Fiação São Bento S/A. No final daquele ano, ele se formou, e em janeiro de 1952 veio residir em São Bento do Sul.
Maul trabalhou na direção da Fiação São Bento até o dia 28 de setembro de 2023, quando, por problemas de saúde, acabou se afastando da diretoria da empresa após 78 anos de trabalho ininterrupto. Na Fiação São Bento, ele trabalhou por 72 anos.
Sua trajetória ao longo desse tempo ficou marcada na história das empresas em que trabalhou, bem como na sua própria carreira profissional, vida pessoal e na atuação como homem a serviço da sociedade são-bentense.
Ele deixou um filho, Marcos Maul, a nora Simone e dois netos. Ele estava internado há cerca de 10 dias em um hospital em Joinville para tratar de uma pneumonia, mas acabou não resistindo. O velório teve início às 8 horas desta sexta-feira (1º), saindo féretro às 14 horas, para cerimônia de cremação, que ocorrerá às 16 horas, em Joinville.
Na sociedade
A contribuição de Horst vai muito além do seu trabalho na Fiação São Bento. Em 1957, ele foi um dos fundadores da Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs) e presidiu a entidade na gestão de 1994 e 1996. Em 1971, quando era secretário da Acisbs, ele participou da fundação da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Inclusive, ele guardava uma cópia da ata de fundação da Facisc, de 26 de junho de 1971.
Além disso, Horst sempre foi um integrante ativo da Igreja Luterana, ocupando diversos cargos na diretoria, Sociedade Bandeirantes, clube de Bolão e também atuando como um dos fundadores do Corpo de Bombeiros Voluntários da Fiação São Bento. Horst também se aventurou na vida política, e entre 1973 e 1976 ocupou uma cadeira como vereador de São Bento do Sul.
No jornal impresso desta sexta-feira (1º), você acompanha mais sobre a trajetória de Horst Maul.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕