Leitor entrou em contato com A Gazeta para falar sobre a demora no agendamento das provas práticas para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele afirma que está há quase dois meses esperando pela prova, mas não é chamado. A Polícia Civil, responsável pelos exames, informou que os testes seguem sendo realizados dentro do prazo determinado.
A reclamação do leitor cita ainda o tempo entre o fim das aulas nas autoescolas e a realização das provas finais. “Vai fazer dois meses que estou esperando para fazer minha prova da delegacia, a prova prática, e nada deles marcarem. Só enrolam”, diz. “Até marcarem, já perdemos a prática e acabamos reprovando. Não tem nem como treinar pelas ruas sem habilitação”, completa o leitor.
As provas práticas são a última etapa do processo de habilitação. No município, elas são realizadas na presença de um examinador da Polícia Civil. “Temos quatro servidores realizando os exames de trânsito semanalmente, todos policiais civis que trabalham pelo menos duas manhãs cada um, fazendo os testes”, explica Gil Rafael Ribas, delegado regional.
Conforme Gil, a delegacia em São Bento do Sul realiza 96 testes por semana. “Via de regra, o primeiro teste é realizado dentro de um prazo médio de 20 a 30 dias. Atualmente, a demanda reprimida é de 226 testes, com previsão de agendamento para aproximadamente 30 dias após estar apto à realização do exame”, frisa o delegado.
Vale lembrar que, em caso de reprovações, o candidato passa a integrar outro grupo. “Caso o candidato reprove na primeira aplicação, integrará uma outra turma para refazer o teste, o que naturalmente irá implicar em um tempo maior para finalizar o processo”, ressaltou Ribas.
As avaliações
Sobre a metodologia de avaliação, o delegado afirma que os examinadores seguem o manual do Detran nas avaliações. “Os examinadores têm um aplicativo no celular e cada infração de trânsito é anotada. As regras são as mesmas exigidas pela legislação de trânsito a todos os motoristas, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”, frisa Gil.
Uma das manobras mais temidas pelos novos condutores é justamente a baliza, realizada na rua lateral da delegacia. Conforme o manual do Detran, o candidato tem direito a três tentativas para colocar e retirar o veículo da baliza em um tempo máximo de cinco minutos para a categoria B e seis minutos para as categorias C e D.
Já na prova prática de moto, além dos acessórios obrigatórios, como o uso do capacete, os examinadores avaliam o equilíbrio do candidato no veículo, sua capacidade de manobra e os reflexos diante dos obstáculos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕