Segunda-feira, 28 de abril de 2025

Curso de Engenharia Mecânica da Univille se destaca em batalha de robôs

Projeto Aimbot é o 9ª lugar no ranking internacional e 5º no nacional

• Atualizado 25 dias atrás.

O curso de Engenharia Mecânica da Univille tem se destacado quando o assunto é a batalha de robôs. Um esporte que atrai cada vez mais adeptos e empolga a torcida com apresentações que envolvem golpes, piruetas, até mesmo fogo e exige muito dos alunos na preparação e na pilotagem do projeto. Neste ano, o robô Aimbot, fabricado dentro do curso, alcançou a 9ª posição no ranking internacional e a 5ª posição no ranking nacional.

O destaque internacional veio em julho, quando a equipe SheepBotz (foto abaixo), da Univille de São Bento do Sul, disputou a categoria 450 gramas com outros cerca de 250 protótipos na RoboCore Experience, em São Paulo. “Cada aluno faz seu robô, dependendo do semestre ele faz uma categoria. A gente foi para São Paulo em três alunos, foram 21 robôs daqui em três categorias diferentes”, explica Diego Alves, professor da disciplina de Robótica.

O bom desempenho do robô Aimbot vem também de quem está controlando a máquina, sabendo atacar e se defender quando preciso. O robô é construído para responder ao comando do controle remoto, tendo na parte frontal uma arma que pode ser vertical ou horizontal, em formato de rampa ou ainda envolta à carcaça, numa espécie de tartaruga com lâminas nas bordas. “As lutas têm três minutos. Se nenhum robô parar de funcionar, os juízes vão ver quem pontuou mais. É como no boxe”, explica Diego. “É um esporte, tem umas 50 universidades no Brasil todo que participam das competições”, completou.

Para Diego, a criação e montagem dos robôs vai além da aventura. Com as práticas, o professor explica que estão criando os alunos para o mercado de trabalho. “Quando você cai na empresa e a máquina para de funcionar, o dono te dá meia hora para fazer ela funcionar de novo. Aqui eles conseguem ter esse conceito de materiais, de eletrônica, esforços mecânicos, resistência, impacto”, expõe.

A próxima competição, a última do ano, será entre os dias 15 e 17 de novembro, no 4º Summit Nacional de Robótica, em Jaraguá do Sul. “São geralmente oito competições por ano na liga nacional. São várias categorias e nós participamos sempre da FairyWeight (150g), AntWeight (454g) e BeetleWeight (1360g). Nessa de Jaraguá vem uma equipe do Paraguai e outra da Bolívia também”, frisou Diego.

No jornal impresso desta terça-feira (22) você confere a matéria completa.

Assista também a reportagem em vídeo:


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
Casa-pega-fogo-apos-homem-armado-com-machado-invadir-imovel-em-SC-1-944x531
Acontece SC 1
Design sem nome (1)
notas de falecimento (1)

Mais lidas

WhatsApp Image 2024-08-29 at 16.49
Dom João 2
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
Morte moto site
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas