Desde junho, toda a comunidade da Paróquia Puríssimo Coração de Maria tem se dedicado à construção do bosque, que ficará ao lado da Igreja Matriz, na entrada do Monumento a São Bento. O espaço, que antes era inutilizado, vem ganhando forma e até mesmo cores a cada semana, com as diversas flores que já estão sendo plantadas. Porém, a previsão é que a inauguração aconteça somente no próximo ano. No entanto, até dezembro, conforme o pároco Luciano Toller, a ideia é que a primeira parte do bosque esteja concluída.
Para isso acontecer, os trabalhos seguem ocorrendo intensamente, embora, às vezes, as obras fiquem paralisadas devido às intempéries. Até o momento, o parquinho das crianças e os muros de contenção já estão prontos. Nesta semana, iniciou a construção do chafariz e do pergolado, que foram planejados para ser espaços de convivência e lazer, proporcionando um ambiente agradável para todos que forem visitar o bosque no futuro.
Ainda falta construir a fonte simbólica, que ficará na entrada do bosque e levará o nome de Lucca Gabriel Pscheidt, o menino “Bentinho”, escolhido por meio da venda de votos no concurso que foi realizado para a Festa da Padroeira. Além disso, a equipe da Matriz está planejando instalar os moldes dos pés das outras crianças que participaram do concurso. A homenagem servirá para representar todos que têm contribuindo com o projeto.
Na sequência, haverá a construção de dois decks, que inclusive, além de embelezar o local, também servirão para momentos de descansos, com os bancos que serão instalados e até mesmo para catequeses e palestras.
No bosque ainda terá uma pequena gruta dedicada a Nossa Senhora, que ainda será escolhida qual imagem será colocada. “Vamos fazer uma votação e uma consulta com todos os grupos da paróquia, pois temos uma infinidade de voluntários para decidirmos”, explica.
A maior parte do bosque terá calçamento, porém, algo que o padre Luciano deseja é que os visitantes tenham o contato “maior” com a natureza, para isso, uma parte do trajeto será de estrada de chão. “Vamos fazer o guarda-corpo, mas para que as pessoas tenham essa experiência de chão, de quiser pisar no solo, que tenha o contato com a terra”, expõe.
Todo o investimento para a construção do bosque girará em torno de R$ 400 mil. Os recursos são próprios da paróquia, que, apenas com a campanha do Bentinho, conseguiu arrecadar R$ 135 mil, além de outras ações que foram realizadas ao longo do ano. Porém, a paróquia vem recebendo ajuda por meio de doações ou com o apoio da iniciativa privada.
Ajude
Quem deseja contribuir com a construção do bosque – lembrando que o município ganhará um novo ponto turístico – pode fazer a doação, independentemente do valor, para a chave Pix pfin20@diocesejoinville.com.br.
Confira a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕