Sexta-feira, 2 de maio de 2025

Há 37 anos, Margit Beil cria trajes para a Schlachtfest e preserva a cultura

Margit já vestiu muitas candidatas a releza da Schlachtfest

• Atualizado 29 dias atrás.

Pelas mãos talentosas de Margit Beil, inúmeros trajes germânicos foram confeccionados. Cada peça é feita com extrema dedicação e atenção aos detalhes, preservando a rica tradição e cultura amplamente celebradas na cidade, especialmente nesta época do ano com a chegada da Schlachtfest.

Margit é costureira há muitos anos e herdou o dom da mãe e da avó, que, embora não fossem profissionais na área, gostavam de praticar. Ela nunca fez um curso formal; aprendeu a costurar em casa e, quando era mais nova, costumava fazer suas próprias roupas.

Sua habilidade é reconhecida na região, onde suas criações são procuradas para ocasiões especiais, principalmente para cerimonias e festas de debutantes, mas são os trajes alemães que lhe encantam. Há 37 anos, pelo menos, ela faz as vestimentas para quem gosta de aproveitar a Schlachtfest e/ou tenta uma vaga para compor a realeza.

Geralmente as candidatas trazem os modelos que desejam, e Margit segue essas referências. Os trajes são, em sua maioria, típicos, inspirados no que se usa na Alemanha. Mesmo com tantas criações na bagagem, ela tem o seu favorito, embora prefira não citar nomes. “Ela foi muito feliz na escolha do tecido e a roupa muito bem elaborada”, conta, lembrando que a cliente foi eleita a princesa da festa, o que tornou o momento ainda mais marcante.

Cultura alemã
Reverenciar a cultura alemã está no sangue de Margit, pois seu avô veio da Europa e suas avós só falavam alemão em casa e sequer aprenderam português. Por isso, ela cresceu imersa nos costumes, absorvendo desde cedo os valores e as práticas de sua herança familiar.

A são-bentense considera a aposentadoria, porém, reluta em dar esse passo devido ao amor que sente pelo trabalho e pelas festas. Ela tem clientes que acompanhou em todos os momentos importantes de suas vidas, o que reforça seu vínculo com a profissão e a comunidade local.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Abertura Jasti 2025 - Jonei (13)
Design sem nome (3)
Design sem nome (1)
ROTARACT - Zuciane Peres (1)
Enrico e Luiz

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-05-01 at 10.50
WhatsApp Image 2025-04-25 at 11.32
pexels-cottonbro-10466266
Design sem nome (1)
Crianca-morta-em-carro-944x531

Notícias relacionadas