O galpão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Rio Vermelho Estação, está pronto para mais uma exposição do Círculo Orquidófilo de São Bento do Sul (Cosabes). O evento iniciou nesta sexta-feira (30) e se estende até domingo (1º). Além de orquídeas, quem passar pelo local poderá conferir outras plantas, como cactos, bromélias, bonsais e plantas ornamentais.
José Vanderlei Alves Neves (foto abaixo), um dos organizadores e vice-presidente do Cosabes, levará cerca de 50 micro-orquídeas para o evento e ainda 15 espécies de porte maior. Ele sempre gosta de apresentar novidades na mostra, e neste ano não será diferente, até por conta das condições climáticas adversas, que estão resultando em um florescimento atípico, com plantas que normalmente florescem no final do ano já exibindo suas flores desde abril.
Quem também está participando é Andressa Seidel, do Orquidário de Corupá. Ela mantém viva a tradição de sua família, que cultiva orquídeas desde 1906. Para a exposição, a orquidófila trouxe mais de 300 espécies, entre outras novidades. Ela espera que o evento seja um sucesso, especialmente pela diversidade das plantas que está apresentando; inclusive, algumas estarão disponíveis para venda.
Expectativa
A mostra contará com a participação dos membros do Cosabes e representantes de cinco agremiações de outras cidades da região. A expectativa é atrair mais de 1 mil pessoas para o galpão da igreja ao longo do fim de semana.
Além disso, o evento também oferecerá uma praça de alimentação completa e um box de vendas, garantindo uma experiência agradável e diversificada para todos os visitantes.
Visitação
A mostra poderá ser visitada nesta sexta-feira (30) até às 19 horas. Já neste sábado (31), o evento ocorrerá das 9h às 19h, e no domingo (1º), das 9h às 17h. A entrada custa R$ 3 – valor que será revertido na manutenção do Cosabes.
Conheça
O Cosabes foi criado em 2003 por Urbano Hlawatsch e outros voluntários com o objetivo de difundir e estimular o cultivo das orquídeas na cidade. Atualmente, cerca de 12 componentes integram o grupo e reúnem-se mensalmente, sempre no segundo fim de semana do mês, na casa de um associado, para trocar experiências, compartilhar conhecimentos e materiais de consulta sobre as plantas. A associação, aliás, está aberta a novos membros. Quem tiver interesse em participar, pode entrar em contato pelos telefones 98495-1898 (Vanderlei) ou 99646-3344 (Silvano).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕