No último sábado (17), a Associação de Pais e Amigos do Autista de Rio Negrinho (AMAr) deu mais um passo importante em sua trajetória, com a inauguração de um espaço para atendimento às crianças com transtorno do espectro autista no município. A entidade contará com uma sala cedida pela prefeitura no imóvel da rodoviária, na rua 13 de Dezembro. Os atendimentos com psicóloga e terapeuta ocupacional, explica a presidente da AMAr, Jaqueline Fagundes, começam nesta segunda-feira (19). “Cerca de 50 crianças serão chamadas para atendimento”, adianta.
A associação já contava com o atendimento de uma fonoaudióloga em um consultório particular, pois, em julho deste ano, foi aprovado um projeto de lei na Câmara de Vereadores que autorizou a Prefeitura, por meio do Fundo Municipal de Saúde, a celebrar um convênio com a entidade. “A fonoaudióloga está sendo custeada pelo projeto de chamamento público que foi aprovado. Ela já está atendendo 13 crianças, a maioria não verbais. A idade dessas crianças varia, em média, de três a oito anos”, detalha a presidente.
“As outras duas profissionais atenderão na sede a partir desta segunda-feira. O espaço não permite que tenhamos as três ali ao mesmo tempo, e existe também a questão dos horários, de encaixar tudo certinho para que nosso espaço tenha uma sala só para atendimento e uma recepção. As duas profissionais, a terapeuta ocupacional e a psicóloga, dividirão o espaço neste momento até que possamos nos organizar em um ambiente maior”, adianta Jaqueline, que já projeta um espaço maior para a ampliação dos atendimentos da associação.
Ainda de acordo com Jaqueline, já está sendo feito contato com as famílias, por meio de um cadastro online, para que todos que necessitam sejam atendidos pela associação. “Estamos chamando as crianças para atendimento e conversando com cada família para entender qual é realmente a necessidade da criança e como a associação pode ajudar. Estamos identificando qual é o atendimento mais necessário no momento”, comenta. O telefone de contato para quem deseja falar com a AMAr é (47) 99251-5273.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕