Abrigo em Serra Alta oferece refúgio para pessoas em situação de rua neste período de frio

Espaço está localizado no antigo Centro Social Urbano

• Atualizado 3 meses atrás.

Em junho deste ano, a Secretaria de Assistência Social abriu as portas de um abrigo provisório destinado a pessoas em situação de rua, uma iniciativa para garantir proteção durante os dias mais frios do ano. Com o aumento das temperaturas nas últimas semanas, a demanda pelo abrigo havia diminuído. No entanto, com a recente queda nas temperaturas, a necessidade de um espaço seguro e aquecido para essas pessoas se tornou ainda mais urgente.

Localizado no antigo Centro Social Urbano, no bairro Serra Alta, o abrigo oferece aos ocupantes a possibilidade de pernoitar em um ambiente protegido, além de disponibilizar refeições, banhos e outros cuidados básicos. O horário de funcionamento é das 17 às 8 horas do dia seguinte. De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a estrutura foi pensada para atender à demanda emergencial da cidade, especialmente em períodos de frio intenso, que podem colocar em risco a vida daqueles que pernoitam nas ruas.

“Temos atualmente cerca de 50 pessoas em situação de rua na cidade, mas esse número é relativo, pois muitos circulam entre aqui e outros municípios, raramente permanecendo no mesmo local por muito tempo. No abrigo, cerca de 10 pessoas pernoitam regularmente e devem seguir regras de convivência, como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, bem como respeitar os horários estabelecidos. Além disso, essas pessoas são cadastradas no sistema da Assistência Social para que possam ser acompanhadas de perto”, informou a assessoria.

Como ajudar
A população também pode ajudar ao identificar pessoas em situação de rua que possam não estar cientes do abrigo ou que precisem de auxílio para chegar até lá, entrando em contato com a Assistência Social do município. A equipe técnica realiza o levantamento dessas pessoas, oferecendo transporte e todo o suporte necessário para que possam se abrigar, mas caso a pessoa em situação de rua recuse a assistência, é solicitado que ela assine um termo de recusa, declarando que não deseja ser encaminhada ao abrigo.

Para comunicar a presença de pessoas em situação de rua ou obter mais informações sobre o funcionamento do espaço, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social pelo telefone (47) 98496-1038.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Sopa de macarrão com legumes e cogumelos em prato branco com borda azul
Pessoa deitada fazendo ressonância magnética e uma médica em pé do lado
Ilustração de uma moça com o cabelo castanho e usando uma camiseta branca e calça azul coçando o braço
acidente entre moto e carro em sbs
TRANSCATARINA - Doni Castilho DFOTOS

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
pexels-cottonbro-10466266

Notícias relacionadas