Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Golpistas usam dados de pacientes do hospital para fraudes em São Bento

Criminosos tentam se passar por profissionais de saúde

• Atualizado 19 dias atrás.

Tentativas de golpes envolvendo dados de pacientes têm sido recorrentes em instituições de saúde de todo o país. E aqui no município, não é diferente. Inclusive nesta semana, a dra. Silvia Rêgo, cardiologista que atende no Hospital Sagrada Família, divulgou um vídeo nas redes sociais alertando a população depois de algumas pessoas terem sido alvos dessa prática criminosa.

Normalmente, os golpistas entram em contato com os familiares dos pacientes se passando por médicos, enfermeiros ou outros profissionais da instituição, através de ligação telefônica e/ou via WhatsApp. Eles alegam que o paciente necessita urgentemente de um exame, medicamento ou intervenção e solicitam um pagamento imediato para dar continuidade ao tratamento. Curiosamente, os criminosos conseguem levantar todos os dados e prontuário do enfermo, o que torna o pedido mais convincente.

A situação fica ainda mais angustiante devido à vulnerabilidade emocional das vítimas, que, preocupados com a saúde de seus entes queridos, muitas vezes acabam cedendo à pressão e realizam os pagamentos exigidos. Felizmente, as últimas tentativas não foram concretizadas porque os familiares procuraram a equipe de enfermagem para confirmar a necessidade dos procedimentos.

Nota oficial
Em nota publicada nas redes sociais, o Hospital Sagrada Família reforça que não realiza nenhum tipo de cobrança através do telefone para subsidiar qualquer tipo de intervenção de pacientes internados.

Inclusive, alerta para que as famílias desconfiem e procurem imediatamente a administração hospitalar para verificar a veracidade das informações. Além disso, orienta que seja registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia Civil para que sejam tomadas as medidas cabíveis. 


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-22 at 16.44
Máquina de funmaça Imagem do WhatsApp de 2025-04-22 à(s) 11.51
pexels-cottonbro-10466266
Creativity Day 2
Real Madruga

Mais lidas

Morte moto site
WhatsApp Image 2025-04-17 at 09.54
EIVs supermercados - FOTO Elvis Lozeiko (1)
Morte moto site
Dom João 2

Notícias relacionadas