Cesar Augusto Scholze viveu uma experiência que jamais vai esquecer: ele teve a oportunidade de passar por uma avaliação no Flamengo, no Rio de Janeiro. O atleta esteve na cidade carioca em junho, treinando ao lado de jogadores na categoria sub-14, vindos de várias partes do Brasil. Por lá, a avaliação durou quatro dias.
O primeiro desafio sentido pelo goleiro foi a adaptação ao clima quente do Rio de Janeiro. Os treinos intensos acontecem no período da tarde, das 13h30 às 16 horas, no campo do clube esportivo. Cesar menciona também que precisou aprender a lidar com a pressão psicológica, afinal, estava ao lado de companheiros de alto nível, além de aguentar uma rotina intensa de treinos. “Com os treinadores é bem mais puxado, eles cobram bastante. Nos dois primeiros dias dava bastante nervosismo, mas nos dois dias finais estava mais tranquilo”, admite.
O último dia dos treinos foi preparado para a avaliação da comissão técnica do Flamengo, onde observaram o desempenho dos 23 atletas que estavam passando pela avaliação, com idade entre 14 e 17 anos, definindo quais seriam selecionados para continuar no clube.
Apesar de Cesar ter retornado para casa, o seu desempenho chamou muita atenção, sendo que foi um dos únicos convidados a retornar para mais uma etapa de avaliação no time carioca ainda neste ano. “Então agora a gente vai preparar ele, porque eles gostaram do Cesar e essa foi a nossa ideia, levar ele até lá e o Flamengo conhecer ele, saber que tem um cara com potencial aqui”, fala o treinador Geovani Silveira da Costa.
Para a viagem, Cesar teve a companhia de Geovani e de seu pai, Jakson Scholze.
Talento no gol
Não é fácil passar por uma avaliação no Flamengo, uma das maiores equipes de futebol do país. Para isso, precisam ser inicialmente avaliados por observadores da equipe, que fazem a seleção dos atletas que podem viajar até o Rio de Janeiro. Foi isso que aconteceu com Cesar, que conseguiu a oportunidade em abril, após a visita de um olheiro na Escola Flamengo, localizada no bairro Oxford.
No dia da visita, Cesar foi o único jogador da categoria sub-14 do instituto de São Bento do Sul chamado para participar da avaliação na Casa do Marinheiro. “Ele é um menino muito esforçado, pelo esforço dele conseguiu evoluir ao ponto do Flamengo gostar dele”, elogia o treinador.
Além do talento promissor, um dos quesitos que agradaram a comissão é a estatura física do goleiro, que mede 1,90m de altura, sendo que tem apenas 15 anos de idade.
E o interessante é que Cesar está há pouco tempo no mundo esportivo. Ele começou a jogar com 12 anos, como “brincadeira” com os primos nos encontros de família. Porém, após o incentivo de amigos, começou a participar do treinamento da escolinha do Flamengo, levando o futebol cada vez mais a sério. O morador de Campo Alegre treina no local há apenas um ano.
Agora, retornando do Rio de Janeiro, ele conta que a avaliação foi importante para contribuir ainda mais na sua carreira, e que aplicará o que aprendeu nos treinos. “Eu vim com outra visão, se eu não persistir e não correr atrás, não saí do lugar”, expõe.
E apesar da pouca idade, ele já tem a consciência de que está conseguindo correr atrás dos seus sonhos graças ao incentivo e apoio de seus pais, Márcia e Jakson, que não medem esforços para ajudá-lo. Também agradece os amigos e os treinadores Geovani, Junior e Rodrigo.
Outros atletas
No final de junho, os jogadores da categoria sub-12 da Escola Flamengo de São Bento do Sul, Pedro Rudnick, Ícaro Ramos e Davi Rank Theiss, também estiveram passando pelo período de avaliação no clube carioca. Assim como Cesar, eles já retornaram ao município.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕