A segunda coelha mais pesada do país está em Fragosos. O animal, chamada “Judy Hopps”, tem quase um metro de comprimento e pesa 9.362 kg. O tutor, José Jonatan de Oliveira, conta que o título foi conquistado no domingo (30), através do canal especializado na espécie “Coelho Gigante Dois Irmãos”. Além de Judy, diversos participantes de todo o Brasil concorreram ao prêmio, sendo que a decisão ocorreu durante uma transmissão no YouTube, seguindo critérios estabelecidos pela competição.
“Foi feito um vídeo, onde foi mandado para a organização para verificação e aprovação para a pré-classificação, depois tive que fazer outro para o oficial”, menciona. Judy ficou apenas 28 gramas atrás da campeã, uma coelha do Paraná que pesa 9.390 kg. E apesar de já impressionar pelo seu tamanho, a coelha de Fragosos tem potencial de crescer ainda mais, em vista que o animal tem apenas oito meses de vida. “Então ano que vem tem chance da Judy pegar a coroa”, menciona.
Família de gigante
Este já é o segundo ano consecutivo que José participa da premiação. No ano passado, ele ficou em terceiro lugar com a coelha Lune, da raça Gigante de Flandres. Aliás, Judy é filha de Lune e, apesar de ainda ser filhote, já superou a mãe em tamanho. Já o seu pai é da raça Gigante Alemão. A espécie também é conhecida como Deutscher Riese, sendo uma das maiores raças de coelhos do mundo. Originária da Alemanha, essa raça é valorizada tanto por sua imponência física quanto por sua personalidade dócil e amigável. “É maior que gigante de Flandres, mas poucas pessoas tem aqui no Brasil, porque é animal de alto valor”, fala.
Agora, estando pela segunda vez no ranking entre as coelhas mais pesadas, este título no concurso reflete o cuidado e a dedicação de José na criação de seus animais. Quanto a alimentação, a família provê ração com alto índice de proteínas, folha de banana, azevém e feno seco. Além de oferecer frutas como maçã, melancia, pêssego e manga.
E para quem deseja ter uma desses animais, desde a Gigante de Flandres até o Gigante Alemão, José também vende as espécies e ainda auxilia para o cuidado e manejo dos animais. Interessados em saber mais podem entrar em contato através do (47) 99757-6437.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕