A Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de São Bento do Sul está sob novo comando desde a última semana. O arquiteto e urbanista Ricardo Callado assumiu a pasta e deve permanecer à frente pelo menos até o fim do ano, dando continuidade aos projetos em andamento pelo governo municipal, especialmente as obras de grande porte que estão sendo desenvolvidas no município.
Callado, servidor de carreira há mais de 12 anos, recebeu a oportunidade após a saída do ex-secretário Bruno Seefeld, que retornou ao município de Campo Alegre para exercer a função de engenheiro civil, cargo no qual já era concursado antes de ser secretário em São Bento. Segundo Callado, ele aceitou responder interinamente pela pasta do Planejamento e Urbanismo a pedido do prefeito Antonio Tomazini (PL).
“É um desafio, pois eu estava bem concentrado na minha diretoria, com os projetos de planejamento estratégico urbano e coordenação da parte de ordenamento territorial, como o plano diretor, geoprocessamento, cadastro imobiliário e projetos urbanos, como a Avenida São Bento e o Calçadão. Agora são vários setores, que envolvem projetos e execução de obras públicas, urbanismo, licenciamento, fiscalização e Departamento de Trânsito. Ou seja, é uma responsabilidade maior, mas temos uma equipe bem organizada e preparada para isso”, pontuou Callado.
Em relação às obras no município, o secretário mencionou que, desde o início da gestão, mais de 160 vias foram pavimentadas, com investimentos de R$ 125 milhões. Além disso, edificações como a UPA, o Posto Central, o Centro de Autismo e outras melhorias somam mais de R$ 36 milhões em novas obras, graças ao trabalho dos quase 100 servidores da Secretaria de Planejamento, que inclui engenheiros, arquitetos, parte administrativa e outros técnicos. “Houve um investimento significativo em infraestrutura, com a aquisição de novos computadores e softwares para melhorar a eficiência dos projetos, o que é essencial para que possamos desenvolver esse trabalho”, destacou.
Revitalização do Calçadão
Um dos projetos destacados por Callado é o novo Calçadão da área central. Segundo ele, o projeto é complexo e envolve a modernização da infraestrutura elétrica, além da revitalização de espaços públicos, promovendo melhorias no centro da cidade. “Do ponto de vista da execução dessa obra, não só o custo elevado, mas as interferências que terão ali exigem um estudo minucioso para diminuir o impacto negativo no comércio local e no uso do espaço. Por isso, estamos ainda definindo alguns detalhes do projeto, como a finalização do estudo preliminar, especialmente em relação à rede elétrica”, concluiu.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕