O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) anunciou mudanças nas rotas da coleta seletiva. A partir do próximo dia 1º de julho, um novo cronograma será seguido pela Transresíduos, empresa responsável por esse serviço no município, visando otimizar e adequar o processo às demandas atuais.
O diretor de Departamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Samae, Paulo Schwirkowski, explica que uma série de fatores levaram a autarquia a redesenhar a rota. Um dos pontos citados é que o calendário não estava sendo integralmente cumprido. Ou seja, na teoria havia uma programação, mas a realidade operacional divergia.
Além disso, a coleta seletiva tem sido um ponto de atenção crescente. Desde 2021, quando os caminhões começaram a ser pesados, o Samae notou um aumento significativo na quantidade de materiais coletados. “De lá para cá passamos de 80 toneladas para 180 toneladas”, cita. Uma série de fatores estão ligados a esse acréscimo, como o crescimento populacional, os programas de incentivo a reciclagem, o número de caminhões na rua, a queda no preço dos materiais recicláveis e a diminuição da atividade dos catadores autônomos.
Atualmente, o município conta com quatro caminhões dedicados à coleta seletiva e mais um veículo exclusivo para os ecopontos. Esta configuração será mantida por ora, até que seja avaliada a necessidade de aumentar novamente a frota. Paulo acredita que algumas alterações poderão gerar certo desconforto para os moradores, especialmente aqueles que se acostumaram com dias específicos de coleta ao longo dos anos. Já a frequência permanecerá a mesma, com a área central sendo atendida diariamente. Dessa forma, espera-se maior precisão e regularidade, atendendo às necessidades da população de maneira mais eficaz.
Reciclagem
A população tem contribuído significativamente para o sucesso da reciclagem na cidade, segundo o Diretor de Resíduos Sólidos Urbanos. E alguns programas desenvolvidos pela autarquia nos últimos anos impulsionaram ainda mais esse progresso, como os sacos laranjas, que integram o projeto “Recicla São Bento”.
Essa abordagem permite diferenciar os resíduos com mais assertividade, aumentando a eficiência de todo o processo. Ao mesmo tempo, gera uma maior sobrevida ao aterro sanitário. Os sacos já foram distribuídos nos bairros Schramm, Brasília, Centenário, Progresso, Centro e uma parte do Colonial. A intenção, porém, é atender toda a cidade gradualmente.
Rota da coleta seletiva (Cronograma inicia no dia 1 de julho):
– Segunda-feira: Área Central, Centro, Centenário, Brasília, Bela Aliança, Mato Preto, Dona Francisca e Rio Natal.
– Terça-feira: Área Central, Progresso, Schramm, Cruzeiro, Rio Negro e 25 de Julho.
– Quarta-feira: Área Central, Rio Vermelho, Lençol, Industrial Sudoeste, Serra Alta e Colonial.
– Quinta-feira: Área Central, Progresso, Schramm, Cruzeiro, Rio Negro e 25 de Julho.
– Sexta-feira: Área Central, Centro, Centenário, Brasília e Bela Aliança.
– Sábado: Área Central, Boehmerwald, Alpino, Alpestre e Oxford.
A coleta regular segue o calendário atual.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕